Mostrar mensagens com a etiqueta Nature. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nature. Mostrar todas as mensagens

02 outubro 2012

vindima.

Adoro as vindimas.


Acordar bem cedo, preparar o material todo, juntar pessoal amigo e irmos todos vindimar. Entre comer uvas, trabalhar e conversar, lá se passam bons momentos. Só tenho pena das uvas, são tão boas para se comer... e vão ser usadas para fazer vinho. Não sou



Aproveitei que estava perto da horta e colhi uns tomates cereja... hmmm, deliciosos =)

E ainda vi um vizinho a espalhar o milho ao sol, para secar.

23 setembro 2012

07 agosto 2012

gostas de amoras?

Olhem, olhem =D Já estão quase todas maduras =D


Tive a oportunidade de ir passear pelo campo e reparei que está quase na altura de colher amoras.

hmmmm

17 julho 2012

cats

confere.
Vivi uma boa parte da minha vida com gatos. Aprendi muito com eles e partilhei bons momentos =) São fantásticos amigos e companheiros, mas para se ganhar a sua amizade é preciso muito trabalho e dedicação. Eles, os gatos, são desconfiados e espertos... eu também seria se fosse gato e vivesse com humanos. Eles têm a sua dose de orgulho e aquele... toque real, normal entre os felinos. É complicado ganhar a confiança e a amizade de um gato, mas acreditem... quando se consegue... o termo amizade ganha um significado totalmente diferente. Aprendemos melhor o conceito edo espaço que cada um tem e a dar tempo para as coisas acontecerem. Eles não são peluches que estão sempre prontos para dar festas, nem estão ali sempre que queremos brincar. Será quando eles também quiserem e estiverem dispostos a tal. Eles não nos encaram como donos, mas sim como iguais. Olham-nos de frente. São curiosos com o que fazemos e mesmo que não se note, eles prestam atenção ao que fazemos e como falamos. Podem não nos compreender, mas sentem as palavras. Sabem quando as palavras são meigas ou duras. Os gatos não são animais de estimação. Os gatos são amigos, amizade a qual é necessário construir de ambos os lados.


28 junho 2012

Funny Sunday

Lembram-se há uns meses atrás ter escrito sobre um treino que fiz com o meu irmão? (está aqui) Pois, ele já editou algumas filmagens que fizemos nesse dia e até veio a calhar com o post que escrevi ontem =)


 bons momentos =)


Enjoy it =)

25 junho 2012

Gabba Annual Symposium 2012

E este ano tem como tema: "Patterns in Life: Deciphering the Code of Nature".

Pelo que percebi, todos os anos ocorre um Simpósio organizado pelas pessoas no Gabba. No ano passado assisti ao Simpósio e adorei, daí já me ter inscrito no simpósio deste ano. Recomendo vivamente a quem possa. Vale a pena.

Podem ver o vídeo aqui: http://vimeo.com/43819106
E ter mais detalhes desta iniciativa no site: http://gabbasymp2012.ibmc.up.pt/

E para quem usa a rede social twitter e facebook, aqui ficam os links para mais informação:
Twitter: 
https://twitter.com/#!/GABBASymp2012 
facebook: 
https://www.facebook.com/GabbaSymposium2012 

Queria explorar mais o assunto, mas como até agora só tenho participado como espectador, não quero estar a falar sobre coisas das quais não conheço a 100%.

Mas explorem o site e espero que fiquem tão interessados como eu fiquei. E acreditem, vale MESMO a pena ir =)   

14 junho 2012

Está cientificamente provado...




Que coisa tão linda =D



Um dos meus sonhos de criança era tornar-me cientista. Desde bem novo, mesmo antes de saber ler e escrever, a ciência já era uma paixão. Ainda me recordo do primeiro livro que vi. Ainda não sabia ler, mas recordo-me de algumas páginas... era sobre biologia. Lembro-me de passar muito tempo a olhar para uma página onde tinha um gafanhoto (um desenho) cortado ao meio onde descreviam cada orgão... não faço ideia do que lá estava escrito (não sabia ler). E também me recordo de ver um atlas to Universo... com a formação dos planetas e das estrelas... fantástico. Aos poucos fiquei maravilhado com a Ciência e decidi que um dia seria Cientista. Gosto da Ciência =)

Penso que é uma ferramenta para ver o Universo. Uma forma de interpretar como as coisas funcionam, entender que está tudo ligado. Acredito que a ciência é uma ferramenta muito útil que nos pode ajudar, quando bem usada. Uma ferramenta que está apenas limitada pelo poder da nossa imaginação, criatividade e vontade de trabalhar. É necessário usá-la com muito cuidado, sem a influência de preconceitos ou dogmas que estipulem o que pode e não pode ser feito. 



Aliando a curiosidade de uma criança, com a percepção treinada de um explorador e com o método científico como guia, podemos navegar pelo Universo descobrindo e inventando o inimaginável. 


Embora seja Químico por formação, acredito no cruzamento de ideias das mais diversas áreas da Ciência e das Artes pelas quais nutro uma enorme paixão. Reconheço a importância que cada campo possui e compreendo que podemos crescer e evoluir de forma coerente, sólida e saudável quando aproveitamos tudo o que cada área da ciência tem para oferecer.

Gosto de Ciência =)

12 junho 2012

Cobre + Estanho.

"Ele tem pó de talco nas pernas?"



Palavras de um amigo meu quando viu esta foto... pois aqui o Paul de moreno tem pouco. É o que dá ter um lado da família com ascendência nórdica. Só pode... E além de ter uma pele muito clara, também vem uma enorme facilidade em apanhar escaldões. Nada bonito...
E como tal, tenho que evitar apanhar sol durante muito tempo, especialmente sem qualquer protecção na pele. Mas finalmente comprei um protector solar factor 50 =D (obrigado pela dica C.), o que tinha por ali, era factor 20 e já tinha mais de um ano (parece que tem prazo de validade...).
Agora já é seguro andar mais vezes com menos roupa e com o sol que tem estado vou começar a usar protector no dia à dia.


07 junho 2012

Thank you.


Inspirador, fantástico...

E relembra o que por vezes esquecemos. Estar gratos por aquilo que temos e raramente damos atenção. A beleza que nos rodeia e que mal reparamos, ou nem sequer temos consciência que está lá.

Está tudo aqui, em nós e por vezes passamos vidas à procura de algo... que sempre esteve aqui em nós.

...



Today is THE day that is given to you. Today is a gift to you, and you should be grateful for it. Enjoy it.
Adorei.



17 maio 2012

acampar.

Sentidos
Inspirador.

Encontrar o local mais adequado e que cause o menor impacto na Natureza, procurar lenha, rios, comida... isto tudo com os cheiros e cores, com toda a biodiversidade presente, torna esta ativadade uma das minhas favoritas. Um dos momentos onde estou em contato com a floresta e saboreio todos os sons que o local emana. É mágico, simplesmente mágico.


Explorar


seek and you will fnd.

Ao fim de estarmos bem equipados, chega a altura de explorar a floresta. Todos os sentidos são imersos a todo o momento. Cheiros, sombras, sons, pedras... tudo aquilo que se pode sentir numa boa caminhada. Seguir um mapa ou mesmo sem mapa e explorar as indicações que conseguimos "ler" na Natureza. Um gosto de caminhar na Natureza mal pode ser explicado, a melhor forma será mesmo sentir e experimentar. 


Natureza 

Ver paisagens fantásticas, partilhar momentos únicos, Viver. Estar em contato com a Natureza e sentir que fazemos parte da Natureza. Sentimo-nos humildes perante tanta complexidade e interação das espécies dos vários Reinos. Devemos nos lembrar que fazemos parte da Natureza e a forma como a tratamos, diz muito sobre o que vai dentro de nós. As ligações entre os humanos e a Natureza julgam-se fracas, mas são mais forte do que julgamos. Tudo está ligado.

Adoro acampar =)

13 maio 2012

=)

Muitas vezes usamos as palavras para descrever acontecimentos. Mas há momentos, onde as palavras são insuficientes. Onde por mais que se diga, fica sempre algo por dizer. Ontem tive um dia assim. 


Uma papelaria fantástica e antiga, onde é proíbido tirar fotografias -_-"

Oliveiras que crescem em telhados.

Mergulhar no mar, com a roupa normal.
 Só porque o momento pedia e não iamos desperdiçar um momento assim.
E valeu a pena, mesmo estando com a roupa molhada da água salgada do mar para o resto do dia =)
Encontrar um local calmo, sereno, perfeito.
E quando pensava que não podia ficar melhor... vemos o por-do-sol...

Nada mais que eu diga poderia explicar estes bons momentos. 
Para isso fica a memória e a vontade de os repetir.
São momentos assim que as nossas palavras não são capazes de descrever.
Pois têm que ser vividos e saboreados =)

28 abril 2012

gone.


Chocolate
Segundo um estudo do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), na Colômbia, o chocolate corre o risco de desaparecer dentro de 40 anos. Se tal não acontecer, será um bem escasso, um artigo de luxo. Isto porque o aumento entre 2 a 3ºC na temperatura do planeta pode causar danos irreversíveis nas principais regiões de cultivo do cacau: Gana e Costa do Marfim.

Café

Outro alimento que consumimos diariamente e que pode estar em vias de extinção é o café. Nos últimos anos, a produção de alguns dos melhores grãos está em quebra na Colômbia e outros países latino-americanos produtores. Para crescer, as plantações de café precisam de condições muito específicos de temperatura, para além de dias secos e chuvosos alternados. As alterações climáticas vêm alterar drasticamente este cenário, pela sua incerteza e aumento do nível de fenómenos extremos, sejam eles secas ou cheias.


O_O
Se vejo alguém a poluir... agora é que me passo mesmo...

08 abril 2012

respira fundo.





"Days will come when you don't have the strength,
when all you hear is you're not worth anything.
Wondering if you ever could be loved
And if they truly saw your heart, they'd see to much.

You're beautiful.
Cause you are more than what is hurting you tonight."





Uma Boa Páscoa para todos =)




Parece que vem lá chuva.

02 abril 2012

dog.

Uma amiga colocou no facebook um pequeno texto maravilhoso. Adorei.
Obrigado Gina Serrão =)

" A Dog's Purpose?
(from a 6-year-old).

Being a veterinarian, I had been called to examine a ten-year-old Irish Wolfhound named 

Belker. The dog's owners, Ron, his wife Lisa , and their little boy Shane, were all very 

attached to Belker, and they were hoping for a miracle.


I examined Belker and found he was dying of cancer. I told the family we couldn't do anything 

for Belker, and offered to perform the euthanasia procedure for the old dog in their home.


As we made arrangements, Ron and Lisa told me they thought it would be good for six-year-

old Shane to observe the procedure. They felt as though Shane might learn something from 

the experience.


The next day, I felt the familiar catch in my throat as Belker 's family surrounded him. Shane 

seemed so calm, petting the old dog for the last time, that I wondered if he understood what 

was going on. Within a few minutes, Belker slipped peacefully away.


The little boy seemed to accept Belker's transition without any difficulty or confusion. We sat 

together for a while after Belker's Death, wondering aloud about the sad fact that animal lives 

are shorter than human lives.

Shane, who had been listening quietly, piped up, ''I know why.''


Startled, we all turned to him. What came out of his mouth next stunned me. I'd never heard 

a more comforting explanation. It has changed the way I try and live.


He said,''People are born so that they can learn how to live a good life -- like loving everybody 

all the time and being nice, right?'' The Six-year-old continued, 

''Well, dogs already know how to do that, so they don't have to stay as long.''

Live simply.

Love generously.

Care deeply.

Speak kindly.

Remember, if a dog was the teacher you would learn things like:

When loved ones come home, always run to greet them.

Never pass up the opportunity to go for a joyride.


Allow the experience of fresh air and the wind in your face to be pure Ecstasy.

Take naps.

Stretch before rising.

Run, romp, and play daily.

Thrive on attention and let people touch you.

Avoid biting when a simple growl will do.

On warm days, stop to lie on your back on the grass.

On hot days, drink lots of water and lie under a shady tree.

When you're happy, dance around and wag your entire body.

Delight in the simple joy of a long walk.

Be loyal.

Never pretend to be something you're not.

If what you want lies buried, dig until you find it.

When someone is having a bad day, be silent, sit close by, and nuzzle them gently. 


There comes a time in life, when you walk away from all the drama and people who create it. 

You surround yourself with people who make you laugh, forget the bad, and focus on the 

good. So, love the people who treat you right. Think good thoughts for the ones who don't. 

Life is too short to be anything but happy. Falling down is part of LIFE...Getting back up is 

LIVING...

Have a great life "

Não sei se é real ou não... mas é sem duvida uma história bonita =)

24 março 2012

aroma.

grow strong.

De manhã estive pelo Palácio de Cristal (também conhecido por pavilhão Rosa Mota) e tive o prazer de sentir o fantástico aroma das flores que lá estão. Uns cheiros mais fortes que outros, mas todos bem presentes. É dificil passear pelos jardins e não reparar no forte cheiro do jasmim, nos rebentos que se fazem notar nas árvores e no chão. Adoro aquilo, aquela natureza que fervilha com vida. Na imensidão de animais por todo o lado. Mas aqueles aromas todos... aqueles aromas trazem-me tantas recordações da minha terra e são tão intensos, tão envolventes... vou querer repetir a experiência.

Esta época faz-me ter ainda mais saudades de quando ia acampar. Adormecer com os barulhos da natureza sob um céu estrelado. Acordar com os suaves raios de sol e com todos os animais que iniciam mais um dia. Tanta saudade... talvez no verão vá acampar. Dizem que o Gerês é um sítio fantástico para o fazer. 



21 março 2012

árvore.

plant a tree.
Já devem ter reparado que hoje é o dia mundial da árvore. Em conversa com uma amiga devido ao um evento que vai ocorrer à hora do almoço na faculdade (vamos plantar uma árvore), lembrei-me do seguinte: Porque não plantar uma árvore sempre que queremos marcar um momento especial? Ou aniversário de alguém. Por exemplo no caso de uma relação (amizade ou algo mais) plantar uma árvore que irá crescer e tornar-se forte pode ser encarado como aquilo que esperamos que aconteça com aquilo que sentimos. Esta árvore pode ser semeada ou plantada e irá necessitar de atenção e cuidado. E o empenho que colocamos em ajudar a árvore a crescer irá ser importante quando uma tempestade ou seca chegar. Não é o mesmo com as relações? Não é necessário cuidado e algum trabalho? E esta dedicação e trabalho não vão marcar a diferença quando maus momentos chegarem? E se a "coisa" correr mal... ao menos plantaram uma árvore, sempre sai algo positivo disto tudo.

Parece-me algo melhor do que uma aliança ou outra prenda, além de ser bom para o ambiente. Vou tentar aplicar isto na minha vida. Já combinei com uma amiga para juntarmos um grupo de amigos e escolhermos uma árvore e um local para a plantar. Será como um símbolo da nossa amizade. Não estou a dizer que é necessário uma desculpa para plantar árvores ou "ajudar" a natureza, mas se somos seres de hábitos, porque não criar bons hábitos? Até se pode dar um nome à planta. E depois os casais sempre podem escolher o local e o tipo de árvore, algo que lhes seja mais pessoal.

Plantar uma árvore com alguém devia ser uma tradição bem enraizada na nossa cultura. Como se fosse uma forma de mostrar o que pretendemos com aquilo que cativamos. Que iremos lutar por algo robusto e sólido, mas ao mesmo tempo que seja flexível e resistente aos maus dias. Que seja um símbolo de vida.

Enfim, acho que é uma boa prática e vou começar a fazer isto.

Vamos plantar uma árvore? 


20 março 2012

spring.

"A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho."in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera


Datas...e mais datas que em nada afectam as flores ou as plantas ou os animais. Pessoalmente, acredito que a Primavera chega quando sorrires. Nesse momento de pura magia quando te esqueces do mundo e simplesmente sentes o sol quente... saboreias uma leve brisa com o forte aroma a flores... e sem dares conta estás a sorrir. O teu sorriso, para mim, é a chegada da Primavera. Por isso sorri =)

14 março 2012

blind.

Numa parte do Palácio de Cristal.

Neste fim de semana que passou o meu irmão veio fazer uma visita ao Porto e aproveitamos para ir treinar. Eu que até pensava que já estava a evoluir muito nos treinos percebi que estava enganado. Que ilusões criamos para nos sentirmos bem... Levei um "porradão" que ainda hoje me doem as pernas do treino. Só de pensar em subir e descer escadas choro. Ah, o gorro está de propósito a tapar os olhos, numa parte da manhã treinamos de olhos vendados. É bom para aumentar a confiança no nosso corpo e melhorar o nosso sentido de orientação e propriocepção. Foi bom, aprendi que tenho que puxar ainda mais e treinar com mais intensidade. Depois do treino ainda demos um salto à praia. Eu aproveitei para relaxar e ele ainda começou a dar uns mortais -_-" Tenho mesmo que treinar mais...

03 março 2012

Chuva

Há uns dias tinha comentado que já tinha saudades de correr à chuva. Hoje tive essa oportunidade. Estava a chover e soube tão bem ir correr e treinar debaixo de chuva.

sabe bem.
Hoje custou um pouco mais que o normal, é o que dá ir treinar depois de dar sangue.
Agora gostava que esta chuva pudesse cair em todo o país... o estado de seca não ajuda muito a agricultura. Podemos estar perante um grave problema, caso não chova...