Mostrar mensagens com a etiqueta Society. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Society. Mostrar todas as mensagens

22 outubro 2011

pessoas que me inspiram... #2


The thought manifests as the word
The word manifests as the deed

The deed develops into habit
And habit hardens into character


So watch the thought and its ways with care,
And let it spring from Love
Born out of concern for all beings
As the shadows follows the body,
As we think, so we become.

Budha

01 outubro 2011

do it.

image from here.

If not we, who?
If not now, when?

E são aquelas coisinhas mais simples, mais fáceis. As coisas que nunca pensamos que podem fazer a diferença. Não é preciso protestos ou acorrentar-nos a um petroleiro. A mudança, como disse o outro, terá que vir de dentro. De cada um. Em cada gesto, em cada gesto por mais pequeno que seja, até pode parecer insignificante, mas mesmo assim é imperativo que seja feito. E partilhar o que fazemos para desta forma "contagiar" o mundo com estas ideias. Ideias de mudança e consciência para com o que aqui temos. Reduzir, reutilizar, reciclar.


Começa por nós e começa agora. 



27 setembro 2011

Cancro contagioso.

Antes de mais quero avisar que o vídeo que se segue contém imagens que podem chocar os mais sensíveis. Ficam avisados.

Gostei muito da forma como a senhora falou, muito directa e clara. Esteve muito bem e não desperdiçou uma palavra. Quanto ao conteúdo...é assustador. Caso o que esta bióloga descobriu seja verdade, pode bem mudar alguns conceitos que temos sobre o cancro. Tem tanto de fantástico como de assustador. 
Passa um pouco mais de 10 min, mas vale a pena. Dá que pensar. 




E embora seja assustador, caso se confirme, o trabalho dela (e dos que colaboraram) veio trazer muita informação útil à comunidade cientifica.

Thank you Elizabeth Murchison.

02 setembro 2011

Bom fim de semana

Hoje consegui cortar o cabelo. Já o devia ter cortado em Junho, mas o "fica para depois" rapidamente se torna nunca e como tenho o cabelo volumoso pufff, parecia um cogumelo -_-"    Ah, não vim escrever a avisar que cortei o cabelo, comentários desses ficam para o twitter =P O que me levou a escrever foi o que aconteceu a caminho do corte. Estava eu a caminhar pelo Brasília (um centro comercial que fica perto da casa da música) e reparo num tipo a caminhar em direcção oposta a olhar para mim dos pés à cabeça sem tentar disfarçar, ainda pensei que ia pedir alguma coisa, mas quando passa por mim diz: "Olha, este é todo bom."  
...
É assim, eu não tenho problema nenhum com as escolhas que cada um faz. Cada um sabe de si e deve ser honesto consigo mesmo, mas quando passa disto a mandar piropos...é estranho. Pelo menos nesta situação. Não respondi nem fiquei ofendido e nem afectou o meu ego, apenas foi estranho e inesperado. Tenho uma pergunta para ti, sim tu que estás agora mesmo a ler isto, o que pensas quando recebes um elogio na rua?

Enfim, depois disto tudo ainda fui comprar as senhas para almoçar na cantina durante o fim de semana e pelo que li, aquilo promete estar delicioso. Assim não vou ter que cozinhar e sobra mais tempo para outras coisas (estudar). Agora ainda tenho que ir comprar alguns produtos para começar a limpar/desinfectar a cozinha e as casas de banho. Sou um pouco esquisito ao que diz respeito usar algo que não faço ideia quem usou antes. Não tenho a mania das limpezas, mas gosto de saber que está no mínimo desinfectado e limpo. Especialmente no que diz respeito a uma cozinha e casa de banho. 

 Como vou estar sozinho em casa vai ser algo do género:


Só que eu não sei dançar -_-"

Um Bom fim de semana =)




16 agosto 2011

respira fundo.

...
estou a tentar.

Não vou fingir que tenho as respostas para tudo que acontece e por vezes não faço a mínima ideia do que se passa pelo mundo. Custa, mas vou ser honesto. Não faço ideia do que se passa mesmo. Mas fica por aqui. Não é por não saber como o meu sistema digestivo funciona que vou deixar de comer. Sim é verdade que não tenho as respostas para tudo, mas ao menos estou a tentar que a vida faça algum sentido. Estou a tentar fazer o que acredito estar certo. Podia ir com a maré e juntar-me à multidão que acredita no "isto é uma selva, ou pisas ou és pisado", podia mesmo fazer isto e talvez poupava-me muitas dores de cabeça. Poupava a confusão que me faz quando algumas pessoas agem como agem. E repetem essa frase na cabeça como forma de justificar o que fazem...e aquela outra "também me fizeram isso..." e sem falar naquela que acho que é interessante "toda gente faz isso, porque vou agir de forma diferente?". Podia praticar a minha apatia...porque preocupar com o que fazemos aos outros, custa e por vezes é mais difícil do que parece.

Somos criaturas fantásticas, quando nos convém somos capazes de criar as mais incríveis desculpas. Mas apenas quando nos convém. "Ou pisas ou és pisado"...a sério? E que tal levantarem-se e encontrar uma nova solução? E que tal, PARAR e pensar no que estão a fazer. É assim tão grande o medo de sobressair da multidão? É preferível continuar a ser movido pela mesma ignorância que muitos. Ou pior, ter consciência disto e mesmo assim continuar a agir dessa forma. Que acho ainda mais estúpido. Há pessoas que não pensam...repetem na cabeça o que ouvem em filmes, programas de tv ou conversas de café. Parar para pensar nas coisas com a própria cabeça é difícil, implica tomar decisões e poucos gostam de sentir a responsabilidade de tomar uma decisão. Por isso vamos fazer os que os outros fazem...sempre temos desculpa e podemos dormir melhor...isto meus amigos, irrita-me.

"Também me fizeram isto...". Linda desculpa...então porque um imbecil qualquer te magoou, automaticamente tens o direito de fazer o mesmo, ou seja, de agir como o imbecil que te magoou. Será que apenas estavam à espera dum motivo para agir assim? Deixar que uma pessoa nos altere assim demonstra que não sabemos ao certo quem somos. Não estou a falar sobre a nossa reacção perante uma agressão verbal ou física. Mas sim, usar o que nos fazem como desculpa para o que fazemos a estranhos. E porque não essa desculpa para fazer coisas boas? De certo que também nos fazem coisas boas, então vamos fazer coisas boas a estranhos, porquê? "Porque também nos fizeram..."



"toda a gente faz isto, porque vou agir de forma diferente?" nem sequer vou comentar esta...



Mas que sei eu?


Sou só um tipo a escrever sobre o que penso.
E escrever até se torna fácil.
Falar sobre ideais e formas de agir. 
Mas nada nos prepara para o mundo. 
Por mais que escreva, por mais que expresse o quanto isto me irrita,
tenho medo que um dia comece a agir assim. 
Mas isto não me impede de escrever e talvez um dia possa de vez em quando rever estes textos e saber que numa altura da minha vida eu acreditei que nós, como pessoas, somos muito mais que isto. Mais que simples desculpas.
Somos...podemos ser heróis, anjos, guardiões, símbolos de força e justiça para os demais.
Basta saber escolher, pensar por nós. 
Ainda pouco ou nada sei da vida e ainda tenho tanto
tanto para crescer. 
Se calhar estou errado. 
Seja como for, ao menos estou a tentar. 
Tentar fazer o que acredito 
mesmo quando isso implica ter pessoas que nos afastam ou julgam...
E depois levo com aquela:
 "Oh Paul...eu também já fui assim...mas tive que crescer e mudar."
E pergunto: A sério que já acreditaste no melhor de cada um? Em dar oportunidades e lutar por algo melhor? Diz-me...porque raio foste mudar?

mas hey...quem sou eu para julgar seja quem for...
também caio...também falho e bato bem fundo no poço.
Mas de que vale ter ideais e uma moral própria
 se cedemos ao mundo e desistimos?
Eu espero...que lá no fundo muitos de nós estão a fazer o melhor que podemos.

...

Por isso, Paul do futuro, se estás a ler isto espero bem que isto tudo ainda te faça sentido. Porque senão faz e pensares que nesta altura eras apenas um miúdo a escrever sem saber nada da vida...PENSA lá bem no que te fizeram...rapaz não faço ideia do que nos espera. Tu ao leres isto já passaste por isso, e apenas tu sentiste a dor e a desilusão mas por favor,  não deixes que o mundo molde quem és.

 

28 junho 2011

Coffee: The Greatest Addiction Ever



Sim...já fui viciado. Bebia vários cafés por dia. Leia-se muitos. Agora bebo muito menos. Um ou dois...e tem dias que nem chego a beber. Mas não deixa de ser uma boa bebida e ainda adoro o cheiro =)
Então a mistura café+chocolate...upa =D

11 junho 2011

New thoughts.

They say this world is crowded...they say we are to many in the planet...I say we need to change the way we see things. New perspectives. The world doesn't have to many people...the world is in need for a change in thoughts. We don't need to control our birth rate, we need to think outside the box, get rid of old ideas. Explore Space. Use the earth we have in a more rational way. This talk is about that. Enjoy.

Dizem que o mundo está com demasiada população...dizem que somos demais no planeta...eu digo que precisamos de mudar a nossa forma de pensar...Novas perspectivas. O Mundo não tem gente a mais. Precisamos de largar as velhas ideias e criar novas, inovar, evoluir. Explorar o Espaço, rentabilizar o espaço aqui na Terra e ser mais racionais. Aproveitar melhor o que já temos. Este vídeo é sobre isso mesmo. Espero que gostem.

Thanks to  Paul Romer, R. Richards  and Sir Ken Robinson for the idea and inspiration.

10 junho 2011

Portugal.

"Dai-me uma fúria grande e sonorosa,
E não de agreste avena ou frauta ruda,
Mas de tuba canora e belicosa,
Que o peito acende e a cor ao gesto muda;
Dai-me igual canto aos feitos da famosa
Gente vossa, que a Marte tanto ajuda;
Que se espalhe e se cante no universo,
Se tão sublime preço cabe em verso."
                                          -Canto 1, Os Lusíadas

Parabéns Portugal, no fundo é um pedaço de terra que podia ser qualquer outro no mundo. Mas Portugal são os Portugueses, quer em Portugal como no resto do Mundo. Onde está um Português, com ele brilha a chama lusa. Não é uma questão de nacionalismo, mas de dar valor a todos que lutaram para garantir a nossa liberdade. Gostar de Portugal não é apoior o governo. São duas coisas DIFERENTES. Gostar de Portugal é ter consciencia do que se já passou e da responsabilidade que é colocada em nós para seguir com os valores que sedimentam a nossa cultura. Igualdade, respeito, compaixão e muita força de vontade para mudar o que tem que ser mudado. Portugal não é uma bandeira nem um pedaço de terra. Portugal somos nós. O Povo.

A todos nós, Parabéns =)

Rir.

Ensinam-nos a escrever. Ensinam-nos a ler. Ensinam-nos a falar. Ensinam-nos a somar e subtrair. E isto tudo é importante, não estou contra. Mas...porque não nos ensinam a rir? A discutir de forma produtiva? A aceitar opiniões? A dançar? A falar com aquela pessoa que ofusca o sol. Porque temos um sistema de ensino que aponta tanto para o cérebro...e apenas um hemisfério? Quando interagimos com o mundo com todos os sentidos...com o corpo inteiro. Sentimos com o corpo (quem pode). Porque não ter mais consciência sobre o nosso corpo como um corpo e não como um apêndice do cerebro. Adoro ciência, faz vibrar cada atomo no meu corpo...mas sei que não é tudo. Porque é que algumas das coisas mais importantes da nossa vida tem que ser aprendidas por experiencia e não ter uma pré-preparação. Não é para isso que o sistema de ensino serve? Para nos educar de certa forma? E porque tentam mostrar que tudo tem lógica, quando por vezes esta é desafiada para além da nossa compreensão. Porque é que se trata com tanta severidade quando se falha, quando sabemos muito bem que todos nós já falhamos e que por vezes foi das alturas que mais aprendemos. Senão estamos conscientes que podemos falhar e que não é assim tão mal, como podemos inovar e tentar coisas novas? Porque não há disciplinas sobre interacção social? Sobre expressão corporal e oral...O sistema de ensino não devia estar a preparar as pessoas para um mundo que só vai existir daqui a 10 ou 15 anos? Porque está a preparar para um mundo que já existe? Aliás...que nem é bem o que existe...mas sim o que já passou...
É claro que estou me a referir aos primeiros anos de ensino, não aos mais específicos. E sim, também compreendo que parte do que falei deverá ser ensinado pela familia. Tenho noção disso. Mas muitos de nós passam grande parte do tempo na escola. E o contacto com a familia acaba por ser prejudicado. Se estamos a educar as nossas crianças para somar e ler...porque não também aproveitar e educar para Viver? Sim, nada tira o que se aprende com a familia...mas acredito que deve mesmo haver uma nova forma de ensinar e motivar todos os campos...ciência, arte...tudo faz parte de nós. Tudo.

Enfim...já tinha saudades de escrever... já não o fazia há algum tempo. Até breve =)

19 fevereiro 2011

Conhecer.

Pensa na tua fruta favorita. Agora imagina alguém que não goste dessa fruta. Agora imagina que antes de provares essa fruta, falavas com essa pessoa e ouvias o que ela tem a dizer sobre essa fruta.
Se te guiares na opinião dela a 100% nunca irás saborear essa que seria a tua fruta favorita.

...agora em vez de fruta, imagina que se trata de uma pessoa.

13 fevereiro 2011

Misunderstood.


Ilusión
Originally uploaded by -Elcuentacuentos-
Ah, so you shall be sure to be misunderstood. Is it so bad, then, to be misunderstood?

-Ralph W. Emerson

07 novembro 2010

Besta.


Snow Leopard
Originally uploaded by Mrshutterbug.com
Ao contrário dos humanos, que te chamam de besta, não possuis qualquer violência no teu coração. Nenhum resíduo de egoísmo, nenhum sinal de ódio fumegante. E o Homem que ganhou domínio por todo o mundo, continua um estranho à Paz...um prisioneiro...preso na teia dos seus medos irracionais.



E novamente confundem compaixão e respeito com fraqueza, substituem compreensão por força. Novamente preferem destruir aquilo que não compreendem. Do berço ao túmulo estas vidas estão enraizadas em violência sem sentido. Será a barreira que nos impede de sair deste ciclo corrosivo tão forte que tão poucos de nós se consigam libertar?


A escolha entre o bem e o mal é feita por todos nós e reside em cada batimento do coração. Em cada momento que passa é-nos permitido escolher entre fazer o bem o mal ou não agir. Embora pessoalmente considere estas duas ultimas como iguais. Desde da mais pequena barata até à pessoa que mais amamos existe a escolha de fazer o que está certo, de fazer o bem. Escolher o caminho que acreditamos estar certo. E ter a mesma vontade de o fazer para com quem amamos como para um estranho.


Como sabemos o que está certo? Como é que cada um pode saber o que está certo? Há coisas que simplesmente sabemos, que está cravado no nosso ser. Algo além do que aprendemos. E que apenas podemos alcançar se pararmos de inventar desculpas...se pararmos de falar tanto e começarmos a ouvir mais. Compreender e aceitar que o que está certo não está sempre de acordo com o que queremos. Enquanto não compreendermos isso, iremos sempre ser influenciados por esta ideia. Todos nós sabemos o que está certo...sabemos que uma criança a morrer à fome NÃO pode ser certo. Sabemos que uma pessoa com idade para ser nosso pai ou avô deitado no chão a mendigar por migalhas para comer NÃO pode estar certo. Uma pessoa que sofra violência nas mãos doutra física ou mental NÃO pode estar certo. Qualquer acção que sirva para magoar conscientemente, directa ou indirectamente outra pessoa NÃO pode estar certo. Se pararmos de inventar desculpas e pensarmos bem, mesmo a fundo nas nossas escolhas e na nossa presença como individuos no mundo iremos compreender que afinal sabemos o que está certo. Há zonas cinzentas...sim...mas será que isso é desculpa suficiente para todas as acções que temos? Será que apenas isso serve para que possamos dormir descansados à noite, sabendo que neste dia falhamos em agir como esperamos que os outros ajam perante nós?


Não quero fomentar a culpa no coração das pessoas, apenas estou a tentar ser objectivo, a tentar arrancar e desfazer a ideia que navega por entre nós sobre o que está certo. E a questão de quem somos nós para saber o que está certo...nós somos pessoas, estamos vivos, existimos. Será que devemos apenas viver para nós mesmos e continuar a ignorar o que passa ao nosso redor? Inundando a nossa consciência com a desculpa de que não podemos fazer nada ou que não somos ninguém para mudar seja o que for. Que apenas uma pessoa não pode mudar nada...é este pensar que tem estado presente na cabeça das pessoas e as coisas estão como estão. E se abordamos uma situação com o mesmo pensar que tem sido usado diversas vezes no passado e que não surtiu efeito, é loucura pensar que desta vez a mesma forma de pensar irá resolver os problemas. Isto claro, se queremos que as coisas mudem.

O mundo não precisa de mais indiferença e ódio...já tem disso que chegue. Não precisa de mais violência e do calor da batalha...as nossas crianças já tiveram demasiado disso. Precisa de mais luz, de mais compaixão e compreensão.

Ainda acredito que uma pessoa pode fazer a diferença. E a nossa sociedade é feita de pessoas. E cada uma pode ser alguém que muda o mundo.

30 outubro 2010

Possibility.

time will pass. And with it so do we. One day we will all die. That is a fact, it will happen. Moments before that happens you will look into the eyes of your sons or your loved ones and you will think that they will now be in a world where you no longer are. Is this the world you trust, the world you want to leave to the ones you love. Think about your legacy? How are we making this a better world to the next gen? How will we explain to our children that we, the ones that had the most to lose, where the ones that did the less to make things better. They wont accept apologies. They will not understand our apathy. And then we will have the responsability to face the severe consequences of our actions. Because in the end it was all about us. Our choice to do something or to ignore and do nothing. We are who we chose to be.

this is our time. This is our chance to make good. And while we have time, let us do good.

07 outubro 2010

Medidas.

Por vezes ouvimos ou vemos alguns detalhes nalgumas pessoas e usamos isso para determinar a personalidade dessa pessoa sem sequer a conhecer ou falar com ela.
Podemos acertar ou então não.

Cada pessoa que passa por nós poderia ser em algumas condições um dos nossos melhores amigos. Se houvesse oportunidade ou lhe déssemos oportunidade. Se talvez não forçássemos a personalidade que criamos nessa pessoa.

Por vezes criamos uma ideia positiva, noutras uma negativa...e ambas podem estar erradas.
Podemos criar uma ideia sobre uma pessoa, mas acredito que não deve ser uma ideia sólida e imutável. Devemos dar oportunidade às pessoas demonstrarem quem são. Sabendo que cada momento serve para melhor definir uma pessoa. E que todos nós mudamos com o passar do tempo...
É claro que também devemos nos precaver, se uma pessoa costuma ter um determinado comportamento, embora possa mudar e devemos manter sempre essa ideia em mente, devemos aproveitar a experiência que já tivemos com essa pessoa quando lidamos com ela. Vou repetir pois acho que é muito importante: devemos aproveitar a experiência que já tivemos com essa pessoa quando lidamos com ela. E evitar generalizar esse comportamento a todas as pessoas.

É por isso que gosto de alfaiates. Sempre que falo com um, ele nunca me força vestir as medidas antigas. Compreende que todos mudamos e por isso tira novas medidas. You get the point.

05 outubro 2010

Exames.

Quem diz Exames diz testes, frequências, avaliações práticas...dá para ter uma ideia do tema.
Já fiz muitos...e ainda faltam fazer muitos mais...enquanto isso vamos aprendendo algumas coisas. Todos temos algumas tácticas sobre como abordar o momento. Aqui estão algumas das que uso.

O exame. Quando estamos sentados à frente do bicho. Olhos no papel, como se trata-se da coisa mais importante do mundo. O melhor a fazer é manter a calma, respirar fundo, se for necessário olhar para o tecto. Se conseguirem tentem sentar-se perto de uma janela, sempre ajuda durante o exame para uma ou outra pausa (muito muito curta).

Antes sequer de começar a responder, respirar fundo e ler o exame. Ler tudo do inicio ao fim. Usar 5% do tempo de exame para ler o exame e se possível após primeira leitura avaliar o tipo de perguntas que se trata.
E começar pelas mais simples. Além de pouparem tempo, vão também ganhando confiança com cada resolução.
Já tive um caso onde por teimosia insisti numa questão. Era um desafio. Tentei e esforcei-me...5mins...15mins...30mins...a dar o máximo na questão...55mins...resolvi a questão. Tive pontuação máxima na pergunta. Não resolvi o resto do exame. Há alturas que devemos trabalhar consoante o tempo que temos e dar prioridade a outras questões e deixar as que requerem mais tempo para o fim.

Pagaram para estar no exame. Isto significa que têm direito a estar naquela mesa em paz e sossego durante TODA a duração do exame. Usem esse tempo na totalidade. Até ao ultimo segundo.

Lembrem-se quem avalia o exame é o professor, por isso nada de riscar coisas porque pensam que estão erradas ou que não "dão" pontos sufecientes.

Façam o melhor que sabem de forma clara e concisa. O professor não lê mentes, expliquem passo a passo o que estão a fazer, se for necessário escrevam a explicar o que estão a fazer. Demonstra capacidade de interpretação do problema e a abordagem que usam.

Está na altura de mostrar que também sabemos responder como se deveria responder.
Iniciar a resolução com uma pequena introdução a demonstrar que percebemos qual é o tipo de problema que se trata e uma possível abordagem.
Desenvolver a resposta de forma explicita e que mostre que sabemos o que estamos a fazer. Manter sempre uma perspectiva crítica do que estamos a fazer mas sem exagerar. Confirmar sempre o resultado e se faz sentido. Se estamos a calcular uma energia e o resultado termina em metros...algo se passa. Devemos sempre nestas situações recorrer à Análise Dimensional, é muito útil.

Honestidade académica. Vocês e quem está ao vosso lado lutaram e estudaram duro para estar onde estão. Há excepções de génios que não têm que estudar tanto como nós, comuns mortais, mas não é a estes que me refiro. Sejam honestos com vocês. Não criem desculpas para justificar acções que sabem que estão erradas. Alguns podem já estar a fechar a janela e a mandar vir, mas esta é a verdade. Estes são os anos onde criam algumas das bases mais fortes da vossa personalidade e inteligência. Querem fazer isso copiando? Depois quando acabarem o curso, é a vocês que o diploma será entregue? É para isto que tanto se esforçam?
Claro que esta é a minha opinião pessoal sobre o assunto. Pode e de certo que haverá outras. Chamem-me geek se quiserem...apenas acredito que se não somos honestos connosco, quem será? Se nós mesmos não somos capazes de manter uma postura correcta sobre o que nos afecta directamente, como podemos pedir o mesmo dos outros em relação a nós? Se não somos sequer capazes de manter um nível de honestidade numa coisa tão simples como um teste...que acontecerá com grandes eventos? Pensem nisso, é a vossa vida e mais importante é o vosso futuro.

Como é normal, posso não ter uma opinião "famosa" ou que irá agradar a muitos e isso eventualmente irá afastar muitas pessoas. Tenho pena, não por se afastarem, mas por reparar que no século que corre ainda existem pessoas capazes de descriminar outra pessoa com uma opinião diferente e oposta da nossa. Basta dizer algumas destas palavras e muitas pessoas encontram um novo "alvo" para discussão...enfim...fala-se tanto evolução do Ser Humano, mas pessoalmente só reparo na evolução Tecnológica e Científica...deixando a evolução do Ser como indivíduo muito longe do que tanto se espera...mas isto é material para outro post que já está na forja.