Ontem foi dia de caça... foi duro e arriscado mas valeu a pena =)
18 setembro 2013
09 setembro 2013
07 setembro 2013
Cores.
Ainda ontem trovejou, foi numa trovoada seca e linda. Adorei ver e ouvir. Quanto ao céu, este estava com umas cores espectaculares... fiquei ali uns bons momentos a ver o céu. Único, cada nuvem, cada forma, cada cor... tudo isto vai mudando e em breves momentos desaparece e nunca maismse repete. Daí ser único. Adorei.
06 setembro 2013
Delicia - com receita =p
Olá, pelo que percebi gostaram muito da imagem do bolo de chocolate e acreditem, a imagem não faz justiça à delicia que é o bolo. E provavelmente vão se espantar com a facilidade (e o preço) a que fica para fazer esta maraviha.
A receita é simples, ora aqui vai:
Um copo e meio de farinha,
Um copo de açucar,
Um copo de água morna,
1/3 de um copo de cacau ou chocolate em pó,
1 colher de chá de sal,
1 colher de chá de bicarbonato de sódio,
1 colher de sopa de sumo de limão,
5 colheres de sopa de óleo.
How to:
Misturar a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o sal e o bicarbonato. À parte, misturar o limão, a água e o óleo. Na parte que diz respeito ao óleo... eu prefiro usar 3 colheres de azeite e 2 de óleo pois evito tudo que seja refinado ou demasiado processado (ainda ando à procura de um substituinte para a farinha...).
Agora podem misturar a parte liquída com os "sólidos". Vai ter um aspecto meio.... blehhh, mas calma, misturem tudo muito bem e com calma (à mão). Vão ver que começa a ficar com muito bom aspecto.
Untem uma forma com azeite ou manteiga, pulvilhem farinha ou chocolate em pó na forma. Deitem para lá a massa, metam no foro pré-aquecido a cerca de 180 °C e esperem 20 mins. E voilá, fizeram uma delícia. Costumo demorar 30 mins a fazer um bolo de chocolate =)
A cobertura é a gosto, quando tenho tempo, derreto chocolate com um pouco de leite de soja e cubro o bolo. Ahh, n caso da foto, fiz doce de morango e barrei o bolo, aproveitei e meti pedacinhos de amendoa no meio com o doce. Depois de meter outra camada de bolo por cima do doce pulvilhei com amendoas.
Espero ter conseguidi explicar bem.
Aquu fica a receita do bolo de chocolate vegan. Caso queiram ver a receita original, podem pesquisar no youtube pelo canal do "vegan zombie" o tipo tem receitas muito boas =)
Bom apetite =)
PS já fiz outro bolo depois daquele do último post e já vai a foto dele nesta publicação =p
30 agosto 2013
Delicia
A receita é simples, o preço ficou em menos de 3€ e o resultado estava uma delícia.
Bolo de chocolate com recheio de morando e cobertura de amendoa, morango e chocolate.
Tudo feito em casa.
Hmmm
25 agosto 2013
15 julho 2013
Headphones on, world off.
Houve uma altura quando estava praticamente o dia todo com auriculares. Por vezes nem tinha música, simplesmente estavam colocados, por vezes ajudavam a ter algum "sossego". Outras vezes (na grande maioria) ouvia música, discursos ou audiobooks. Achava que assim ajudava a passar o tempo ou a "ignorar" alguns pensamentos ou barulhos de fundo. Como diz aquele ditado "headphones on, world off."
E devo admitir que até resulta. Mas parei de o fazer. Pelo menos tantas vezes, já não uso no metro ou no bus, nem na rua. Senti que estava a saturar um dos meus sentidos para escapar a alguma coisa. Estava a abafar alguns pensamentos e sons porque não queria lidar com eles e o mp3 era uma excelente forma de escape, ainda por cima quando adorava o que ouvia.
Agora já não o faço tantas vezes. Passo mais tempo sem auriculares, tem apreciar os sons do mundo, das pessoas... tudo. Faço-o como forma de meditação. Respiro calmamente, aprecio cada som, seja ele qual for. Noto quando começa, como se propaga e como se mistura com outros sons. Tento diferenciar cada som na balbúrdia sonora que diariamente nos envolve na cidade. É uma excelente oportunidad para meditar. Assim aprendemos a ouvir melhor e a dar valor ao que ouvimos.
E esta capacidade que temos é fantástica, conseguir interpretar diferenças de pressão que chegam até nós e fazem sentido, com o seu ritmo e tons... adoro.
Voltando à parte da diferenciação dos sons, é um dos meus passatempos atuais. Tentar diferenciar o maior número possível de sons de uma mistura e identificar a origem de cada um. Adoro ir no autocarro e ouvir o som dos pneus a rodar no asfalto e como o som muda a cada curva e ainda depende da velocidade do autocarro, da curva e do número de pessoas que vão no autocarro. Depois vem o barulho das portas a abrir, cada engrenagem e sistema hidráulico...
É uma espécie de meditação no caos sonoro e deste caos encontramos paz. E a capacidade de estarmos em paz independentemente do local é algo que requer prática, muita prática. Mas é algo que recomendo vivamente, pois nunca temos completo domínio do que nos rodeia, mas somos totalmente responsáveis pela forma como agimos e reagimos.
Da próxima vez que estiverem para colocar os auriculares, pausem um pouco e tentem ouvir o mundo como se fosse pela primeira vez e apreciem esta dádiva.
02 julho 2013
reconhece a existência do mundo.
"To see a World in a Grain of Sand
- Auguries of Innocence by William Blake.
Conseguir ver ver o mundo num grão de areia. A paz de espírito que é necessária para observar um grão de areia e ver toda a sua beleza, tudo que contém. Apreciar um grão de areia. A beleza e paz que uma flor tem. O céu que existe numa flor. Quando vou treinar para um parque, aproveito no momento de meditação para me sentar em frente de uma flor ou erva. Uma simples folha de erva tem tanto para ensinar. A forma como cresce, como se move ao vento, como se ajusta ao sol e como o aceita para a alimentar. Simplesmente ali, na sua paz, naquele momento ela existe e vive. Simplesmente está ali, nada de problemas ou fantasias... simplesmente está ali. Verde, serena e pacífica. Após alguns momentos começa a ter uma presença forte... é fantástico. Recomendo quando "tiverem" tempo para fazer algo assim. Seja o que for, erva, flor, grão de areia, gota de água, uma árvore... não importa muito o que é, mas importa mais como olham para isso. Observem com atenção, sem tentar dar um nome ao objecto... apenas prestem atenção que esse objecto existe, as cores que tem, a forma e textura... reconheçam a sua presença. Respirem lentamente e façam isto, é muito bom =)
Não vou comentar o resto do poema... ainda tenho que ir tratar das limpezas e do almoço.
Have a nice day =)
20 junho 2013
vamos lá.
Respira fundo.
Expira lentamente.
...
...
Inspira lentamente.
Repete.
...
Repete.
...
Sorri.
Ok, de volta ao mundo.
16 junho 2013
Let it grow by itself.
-Naomi Long Madgett