14 janeiro 2014

Doses

Ora pois...  nunca percebi bem esta coisa da dosagem dos alimentos nas embalagens. Ok, até compreendo... mas raramente acertam. Eu nunca como x gramas de massa, normalmente é meia embalagem ou quando estou mesmo com fome, vai a embalagem inteira. Li num pacote de aveia que uma dose são cerca de 30 g... ah. Ah. Ah. Para mim, uma embalagem de 400 g dá para 3-4 vezes. Uma caixa de corn flakes (500 g) dá para 2-3 vezes e não aquelas 8 a 10 doses...

Acho que é importante lembrar que embora estes valores são importantes, devemos sempre saber ouvir o nosso corpo e adaptar ao que precisamos e não ao que dizem que precisamos.

13 janeiro 2014

It's in the rain.

Estava agora a ouvir música, até que num momento escuto a torrencial chuva que cai lá fora. Então desligo a música e prefiro ouvir a chuva cair. É relaxante, natural, stereo, da mais alta qualidade sonora =p e ajuda-me a meditar.

Parei para escrever isto e agora vou desligar tudo (luz incluída), para voltar a assitir de corpo e alma a este concerto fantástico.

Deixo-me levar por cada gota que cai... observo os pensamentos a formarem-se, mas não os agarro... eles fluem com cada gota de chuva. E esta música traz serenidade, paz. Escuto as goteiras a formar um caudal... localizo poças de água pela intensidade e o tipo de som... e reparo que estou outra vez a tentar pensar demasiado nas coisas... então volto a respirar fundo e lentamente e escuto a chuva. E volto para este momento, puro e único. Os sons desta chuva são fantásticos. E acompanhados pelo vento, que maravilha.

Escutem a chuva, não deixem que se torne um barulho "normal" de fundo, como se fosse uma tv à hora de jantar. Apreciem esta maravilha. Simplesmente escutem e saboreiem.

Adoro a chuva =)

Agora vou voltar ao momento.
Até já =)

07 janeiro 2014

Barefoot

Hoje corri até ao parque e chovia muito. Mesmo muito. Eu já estava completamente molhado, mas continuei o treino. Fiz bem. E no final lembrei-me de como a Natureza nos ajuda e como tinha saudades em estar descalço com os pés na terra.

E foi no momento ideal que me lembrei. Sob aquela chuva, descalcei-me, tirei as meias e meti os pés na lama. Oh... aquela frescura, aquela textura, aquele sentimento tão primal... o sentimento de liberdade e de ligação. União, presença, consciência... ainda o sinto.

Olhei para o céu e vi a chuva cair em cima de mim, com os pés na terra e o som agressivo da chuva a cair no lago que estava ao meu lado. Um pouco abaixo o sussuro de uma cascata cantou uma bela música de fundo...

Não vou explicar o que senti mesmo, pois não quero reduzir a magia daquele momento a algumas palavras... e nem sei se seria capaz de expressar o que senti. Apenas vos convido a fazer o mesmo. Corram para acordar e animar o corpo e os sentidos, sintam o vosso corpo, sintam tudo aquilo que o vosso corpo consegue realmente sentir. Mergulhem na Natureza, com todos os sentidos, ela está em toda a parte... sintam-na. Saiam de casa, mesmo que esteja a chover. Enfiem os pés na lama e sintam a terra nos vossos dedos... transformem os vossos pés noutro par de mãos que sente o chão. Olhem para o céu, sintam cada gota a tocar na vossa cara. E deixem a chuva arrastar tudo dentro de vocês... imaginem a chuva a limpar tudo. Visualizem a chuva a arrastar tudo e depois parem de pensar ou imaginar. Parem tudo. Desliga. Desliga. Desliga. Desliga-te de tudo...  Pois agora só estás tu, a terra e a chuva.

Só tu, a terra e a chuva =')



05 janeiro 2014

Dum spiro, spero.

Hoje, durante o trekking encontrei uma mata onde houve um incendio há uns meses. Explorei esta mata e custou ver tanto carvão... enquanto caminhava escutava o som característico de quando se pisa algo queimado...
Enquanto explorava, encontrei um rebento... lindo, verde e com a esperança de uma floresta nova a nascer com ele. Fiquei uns momentos a olhar... a ver... era espantoso. No meio daquilo de tudo, ele lutava, luta e continua a crescer. Mesmo depois de tudo à volta ter sido destruido, o que lhe resta fazer? Lutar, crescer, Viver. 

Fui até à montanha para treinar e além do treino, assisti a esta demonstração de valor e força.
 
Adorei =)

30 dezembro 2013

Resulotions for 2014

Só tenho uma resolução para 2014. Largar 2013 e tudo que conteve... coisas boas e más, para dar lugar a 2014 e tudo que irei Viver.
Quero entrar em 2014 de copo vazio, pois enquanto tiver cheio, nada mais cabe por lá.

Bom ano novo e coragem para serem a melhor versão de vocês mesmos =)
Be brave, be happy =)

29 dezembro 2013

Figos?

Numa das minhas caminhadas/exploracões/aventuras pelas ruas de cidades desconhecidas, encontrei duas senhoras muito simpáticas. Estavam no passeio a apanhar figos de uma figueira enorme. Aproveitei para perguntar indicações:

Paul: Bom dia =)  por acaso podiam informar-me onde fica a estação de autocarros, sff?

Senhoras: bom dia =) sim, claro menino. Olhe continue nesta rua até à próxima rotunda e depois dá logo com a estação.

Paul: Ok, muito obrigado, tenham um bom dia.

Senhoras: De nada, olhe quer figos?

Paul: oh, sim, muito obrigado =)

Senhoras: não tem que agradecer... não são nossos...

Paul:  O_O

Ohh....kay...   bem, vou indo... até logo...

Bem e foi assim... os figos eram dos bons, daqueles pingo de mel (adoro), mas na altura fiquei preocupado e despachei-me para ir embora.  Mas depois ri-me imenso... as pessoas são fantásticas =)

Tenham um bom domingo =)

23 dezembro 2013

Enjoy it.

Olá a todos =)

Aproveitem bem estes dias com quem amam.

Tirei esta fotografia há uns dias, antes das 8 da manhã e adorei.
Espero que gostem e para todos:

Um FELIZ NATAL =)

17 dezembro 2013

Apenas uma Vida.

Apenas uma Vida, é isso que temos aqui. Uma Vida que insistimos em inundar com problemas e explicações. E entretanto a Vida vai passando... e para passar a ideia ou para nos convencer-mos que estamos a viver a Vida, criamos mais ocupações... abraçamos a ideia do estar ocupado. Porque quem está ocupado é porque está a fazer algo de importante, e se é algo de importante, então essa pessoa deve estar a Viver bem. Mas o ocupado está longe do produtivo. E entretanto, com tanta coisa a Vida vai acontencendo, evento atrás de evento. Vamos vivendo a vida que é esperada... fazendo o que é suposto. Comportar de acordo com regras e etiquetas. Conformando a ideias e costumes. Agindo de fora para dentro. E com o tempo perdemos a sensibilidade sobre a fragilidade e brevidade da Vida. Perdemos... desculpem, "ocupamos" o nosso tempo com tanta coisa que não interessa... bem que insistimos que interessa... mas lá no fundo o nosso coração sabe a verdade. Talvez seja por isso que tantas pessoas não consigam estar sozinhas, não suportam o silêncio. Porque talvez nestes momentos de silêncio não há nada nem ninguém para distrair ou calar o que o coração quer dizer. E por vezes apenas faz uma ou duas perguntas "Achas que estás feliz assim?", "É esta pessoa que queres ser?"

A Vida é tão... curta? Frágil? Não sei bem... Mas seja o que for, sei que agora esta é a tua Vida.
E a pergunta permanece : Estás feliz?

15 dezembro 2013

Enjoy Life =)



Nunca fiquem demasiado longe da "vossa criança interior". Aproveitem cada momento para relaxar, sempre que possível.

Passei a manhã a treinar e, no regresso a casa, a meio da corrida encontrei este belo, convidativo monte de folhas secas. Foi mais forte que eu... teve que ser. Adoro saltar e mergulhar em montes de folhas secas.

Mesmo cansado e meio exausto, deixei a criança dar a opinião sobre o que fazer e aproveitei... foi libertador e soube muito bem =)
Ah, é claro que primeiro verifiquei se havia rochas ou objectos afiados debaixo das folhas... O bom senso dá jeito =)

Aproveitem bem a Vida. Com os seus altos e baixos.

E tu? Quando foi a última vez que saltaste para um monte de folhas?

Shut it off and go live.

Isto vai ser rápido, simples e directo.
Se queres Viver, se queres estar em forma não vai ser no computador que vais obter isso. Podes usa-lo para aprender exercícios, tirar ideias ou encontrar inspiração/motivação, mas se passas demasiado tempo nisso... não fazes nada... e é no fazer que está o segredo. Faz. Chega de tanta informação, de tanta inspiração... até esta publicação está a ser demasiado longa...

Vai lá para fora, respira o ar... mexe-te, anima-te, dança, corre... seja o que for... mexe-te.

Usei o telefone na imagem para lembrar a ideia que o matrix criou. Atender a chamada para voltar para a realidade.

Vá, desliga tudo, "atende a chamada" e vai Viver.

Agora.