06 julho 2014

pratos.

Qual é a ideia de ter um jogo de louça todo igual? Qual é a parte interessante disso? Olha o meu prato é exactamente igual ao teu... e aos outros 10... copos idem aspas... ou meias... olha, consegui calçar duas meias da mesma cor, yay para mim.

Este hábito de querer tudo igual numas situações é importante... mas há assuntos onde só importa que a função seja cumprida, independentemente da cor ou desenho impresso. Penso que torna as coisas mais interessantes. É isso que as diferenças trazem. Mudança.

Ando, aos poucos,  a criar uma espécie de jogo de louça. Não por mim, bastam-me dois pratos, mas pelos amigos que vou recebendo.  Daí ter abordado este assunto e quando procuro jogos de louça, vejo tudo igual... bah. Quero jogos de louça totalmente diferentes. Originais, simples e diferentes entre si.

Pelo que estou a ver vou ter que comprar prato a prato... mas que seja =)

29 junho 2014

Be at peace with your self.

“Nothing, to my way of thinking, is a better proof of a well ordered mind than a man’s ability to stop just where he is and pass some time in his own company. 
  Seneca, Letters From a Stoic

28 junho 2014

há 3 anos...

Não sei o que o Paul de há 3 anos estava a passar. Honestamente já não me recordo... mas fico contente por ter escrito isto:

"Keep fighting.

Tu consegues fazer isto. Escava mais fundo ser for preciso...Não desistas. Não cedas. Não importa o quanto está a doer. Continua a empurrar....continua a lutar. Se caíres, levanta-te. Desvia-te dos socos. Salta se for preciso, morde, rasga, puxa, empurra, LUTA. Mas não desistas. Não importa o que te atiram à cara, não importa o quanto te tentam arrastar para o fundo. Não importa o quanto está a doer. Continua a lutar. Tu sabes porque estás aqui. Tu não és quem as pessoas querem que tu sejas. Não és o que eles dizem que és. Tu sabes disso. Não é preciso dizer-te. Apenas é preciso lembrar-te. 

E lembra-te do ditado que diz que por vezes a coragem não é aquele RUGIDO que faz tudo tremer...por vezes a coragem é aquela suave voz no canto da tua mente que te diz: "Vá lá, fizeste o teu melhor. Amanhã tentas outra vez."

E não te atrevas a desistir. Nunca. Nunca. Nunca."



- http://zenchemistry.blogspot.pt/2011/07/keep-fighting.html



É bom ler algumas publicações antigas. Na altura em que as escrevi, era para momentos exactamente como este. Tornando-se assim em verdadeiras mensagens enviadas através do tempo. Que bastou ao Paul do passado escrever e ao Paul atual (eu) esperar.

Eu sei que não é preciso... mas bem haja =)

16 junho 2014

Curiosidade.

Estou curiouso.

Alguém sabe se é possível descobrir o número de vezes que se usou a hashtag #Portugal, hoje e no dia 10?


Gostava de comparar esses dois valores.

15 junho 2014

Love Liberates.


Recomendo vivamente ouvirem/verem estes vídeos desta fantástica senhora. Por vezes, enquanto escuto, parece que estou a ouvir a minha avó. Basta pesquisar no youtube por "Maya Angelou".

Aproveitem =)

02 junho 2014

Tens que tirar esses óculos azuis, se queres encontrar algo branco.

Havia uma familia. Um pai e os seus filhos, dois gémeos. O pai era alcoólico e sempre o foi durante a vida que teve com os seus filhos. Anos mais tarde, entrevistaram os gémeos, dos quais um já era também  alcoólico e o outro nunca tocou em bebidas alcoólicas.

Ao gémeo que bebia perguntaram porque é que ele era alcoólico? Ao qual ele respondeu "O meu pai era alcoólico, foi uma realidade que este sempre presente, por isso como posso eu não o ser?"

E em seguida perguntaram ao gémeo que nunca tocou numa bebida alcoólica, como é que ele conseguia  manter-se sóbrio? E ele respondeu "O meu pai era alcoólico, foi uma realidade que esteve sempre presente, por isso como posso eu não o ser?"

A mesma realidade, perspectivas diferentes.
Quais são as coisas que estamos "habituados" a fazer e ver que evitam que sejamos quem realmente podemos ser? Quais são as desculpas que criamos? Acho que deviamos todos criar uma lista com as coisas pelas quais a "vida" é culpada... e depois perceber o que realmente podemos fazer.

24 maio 2014

A construir um mundo, átomo a átomo.

O impacto que cada pessoa tem, em cada ação, é imensurável. Pouco a pouco, por mais pequeno que seja, constrói, afecta tanto e tantos que é quase inacreditável. Pensamos que somos apenas uma pessoa e como tal, o que fazemos não conta... mas o pouco que fazemos conta. Da mesma forma que um átomo, em comparação com o ser humano é muito pequeno.... mesmo, mesmo muito pequeno... mas nunca nos devemos esquecer que até um sol é constituído por átomos.

04 maio 2014

Para todos os Pais =)

Escrevi este texto em 29 de Fevereiro de 2012. Escrevi-o a pensar nos meus Pais. Hoje é dia da Mãe e cada palavra ainda carrega o mesmo sentimento e aplica-se a ambos. Aproveito para relembrar. Tenham um bom dia =)

bonds.

Gosto dos meus pais, honestamente se pudesse desejar descritivamente por uns Pais, não era capaz de desejar pessoas melhores que eles. Sim, têm defeitos... e feitios. Mas compreendo que são humanos como eu. Têm as suas dúvidas e sonhos, lutam todos os dias por aquilo que querem. Assim como eu tenho defeitos e feitios que tento ultrapassar. Acho que por vezes esquecemo-nos que eles também são pessoas e embora sejam uma fonte de inspiração e força, continuam a ser humanos como nós. Talvez caímos na tentação de olhar para eles como pessoas com uma enorme paciência e dotados de mil e uma características que normalmente apenas se conhece em filmes ou livros. E criamos uma imagem irreal sobre alguém que é real, que é humano. E depois esta imagem quebra e pensamos que a culpa é deles ou que eles são isto ou aquilo. Enfim, não estou a dizer que por vezes não erram, é claro que sim, mas têm mais experiência que nós e muitas vezes dão-nos conselhos... acreditando que é o melhor para nós. E nós nem sempre damos ouvidos, e discutimos porque acreditamos que o melhor para nós não é bem o que eles pensam... às vezes acertamos...outras não. E normalmente sabem que há apenas uma forma de aprendermos algumas coisas: fazendo e errando. Aprender e crescer por nós, sozinhos, mesmo sabendo que eles estarão por lá para dar força quando for necessário sacudir o pó da queda e voltar a lutar.

 Recentemente tive a oportunidade de cozinhar para eles, fiz umas batatas assadas em forno de lenha, gostaram muito.  Deviam estar boas, mas são pais, mesmo que não estivessem provavelmente iriam dizer que estavam optimas. Depois do jantar quando estavamos no sofá, ao fim de alguns momentos de conversa eles acabaram por adormecer. Aproveitei para olhar para eles, estavam exaustos de mais um dia de trabalho, mas mesmo assim encontraram força para partilhar uns momentos comigo, para conversar e ouvir-me. Olhei para eles enquanto dormiam... Tento colocar-me no papel deles, imagino que ter um filho a cozinhar para mim, a fazer-me companhia deve ser bom. E o sabor que fica, não pela comida mas pelo significado, deve ser muito bom. Pelo menos espero que seja. Assim como os momentos passados a falar e a discutir isto e aquilo... vá, coisas da vida. Por isso é que gosto de falar com eles, mesmo que seja ao telefone.


bonds.
Eu compreendo que nada dura para sempre, tudo tem um começo, meio e fim. Um dia vou estar sem eles (ou se calhar até vou primeiro...). Por experiência sei que quando esse momento chegar, quem ficar irá desejar ter apenas mais um momento, mais um momento para dizer o que sente e o que pensa. Mais um momento com quem ama. Já vi isto vezes demais, já senti isto vezes demais. Quando perdermos alguém assim tão importante queremos tanto... mas tanto ter mais um momento para poder dizer o que sentimos... pela primeira vez ou repetir mais uma vez ou simplesmente para estar com essa pessoa e partilhar um momento... seja a conversar ou a fazer outra coisa qualquer.
A todos que ainda têm a sorte de poder estar com os pais, aproveitem bem. Um dia irão olhar para trás e sentir uma saudade imensa, por tudo que viveram e (espero que não) sentir que ficou tanto por dizer e fazer. Para evitar isto, espero que vivam de forma a que esta saudade seja breve e assim que surja  seja logo substituída com um pensamento de alegria e satisfação, pois quando tiveram a oportunidade de estar com eles, de conviver com eles, vocês aproveitaram e não ficou nada por dizer.

E lembrem-se, eles são humanos. Têm defeitos e feitios como nós. Não existe formação para pais e também estão a aprender a viver assim como nós estamos a fazer. Podem aprender sozinhos... ou então podemos tentar facilitar as coisas e ajudar no processo.

Por vezes não o digo por palavras, não é fácil expor o que sentimos.
Tento transmitir com acções. E como sei que de vez em quando eles dão
um salto aqui ao blog, bem... espero que leiam isto =)


No final do dia é bom lembrar e perceber que somos apenas humanos
 e estamos todos a travar uma luta.
E talvez algumas palavras de apoio possam ajudar a lembrar isto... a ambos os lados.
Que a minha vida seja uma forma de demonstrar o quanto agradeço tudo que vocês são para mim.

25 abril 2014

25 de Abril

Inicialmente queria escrever sobre o dia de hoje... dia da Liberdade... mas ao ler uma notícia, mudei de ideias. Embora o tema seja o mesmo...

Li que mais uma espécie foi declarada extinta. Neste momento até gostava de escrever algo para descrever o que sinto ou o que penso. Mas neste momento não fiquei com muita vontade. Por isso fica só a informação. Um leopardo (http://en.wikipedia.org/wiki/Clouded_leopard) que neste momento foi considerado extinto. Só isso basta para lembrar uma máxima: "Ninguém está livre enquanto não estivermos TODOS livres."  

Aproveitem bem o dia. Há quem não o possa fazer. E sobre o assunto da Liberdade? Nunca se esqueçam que a luta ainda não terminou.