22 outubro 2009

Toda a água do mundo!

Encontrei um link(o link está no final do post) com acesso a algumas páginas de um livro que me parece ser deveras interessante.

É algo do género, se enchermos um depósito com 1 litro de água e imaginarmos que toda essa água (1000 mL) é a água presente no planeta podemos reparar por onde está espalhada e em que estado está. Desses 1000 mL retiramos apenas 30 mL e nos 970 mL que sobraram adicionamos sal e podemos ver quanta água salgada existe no planeta, o que representa 97% da totalidade.

Agora retiramos para um recipiente com gelo, dos 30 mL, 24 mL, que representa 80% da água para consumo humano "presa" em gelo.

Agora olhando bem para os 6 mL restantes retiramos uma gota, e a restante quantidade é a água poluída ou presa no solo ou então que está demasiado profunda para se atingir.

E podemos então admirar esta gota de água (aproximadamente 0,003 mL) e perceber melhor o quão preciosa a água nos é. E mantermos esta noção em mente o máximo de tempo possível, para que a usemos de forma mais sensata.
Uma pequena intervenção pessoal: Neste momento a água que está no depósito da sanita da casa de banho é mais adequada ao consumo humano do que a água que milhares de pessoas têm acesso. Acredito que a nível global deveríamos ter mais atenção à utilização da água por termos acesso a este bem.

É claro que o texto acima foi uma forma criativa de demonstrar a quantidade de água potável no planeta, mas convém também lembrar que esses 6 mL equivalem a um valor de 1,68 biliões de litros, o que pode ou não ser considerado muito, comparando com a população mundial e a quantidade de água usada por ser humano...

link para aceder às páginas do livro(esta informação está disponível na página 328):


Paul dC

Sem comentários: