31 julho 2010

Estes miúdos...

Estava agora a lembrar-me de uma ocasião, durante as Olimpiadas de Quimica, no inico deste ano.
Estava a orientar os miudos de laboratorio em laboratorio onde prestavam provas. Como sempre, estava curioso para
saber que tipo de provas estavam a fazer e como as estavam a resolver. Acredito que nos faz bem aprender com os outros
seja lá a idade ou origem. Podemos sempre aprender...lá estou eu a divagar...de volto ao assunto.
Num dos laboratorio espreito pela porta e reparo numa prova. Dois recipientes quase cheios de água. E em cada um, uma lata de pepsi.
A pergunta era a seguinte (ou algo do género):  "Qual dos dois é o recipiente que contem água saturada com cloreto de sódio?"
Achei a pergunta muito boa, olhei para os dois recipientes, verifiquei que num deles a lata de pepsi estava mais dentro de água que a outra.
Ou seja, supondo que as latas possuem massa e volume iguais, num recipiente a densidade do liquido era diferente o que resultava no volume imerso
da lata fosse diferente. Já me relembrava de algumas formulas e deduções para explicar este processo,
relembrando o principio de arquimedes e as suas famosa palavras "Eureka"...adiante, estava eu já submerso de
ideias e teorias para responder à questão com auxílio da química e física...

Esperei que o primeiro grupo saísse e logo perguntei se gostaram e como
resolveram aquela questão. O rapaz simplesmente disse: "Era água e sal...simplesmente meti o dedo e provei." O_O
Ok, eu compreendo que "meter o dedo e provar" já não é feito desde do ano 1800 e qualquer coisa quando cada químico provava
o que sintetisava além doutras coisas...mas mesmo assim, a simplicidade da resposta deixou-me espantado. Ás vezes pensamos que tudo é complexo
que é necessário uma teoria fantástica que englobe tudo de forma demasiado complicada para que se possa compreender à primeira.

É bom ver como outras pessoas lidam com problemas, podemos aprender muito. Eu nesse dia aprendi.
Bem-Haja miudo que provavelmente com a educação certa irá se tornar numa mente brilhante =)

Sem comentários: