02 agosto 2010

A solar salamander : Nature News

A solar salamander : Nature News


fonte: http://flic.kr/p/7KsVxA

Mesmo muito interessante. Uma Salamandra solar =)
Em resumo, uns tipos de bata branca (também conhecidos como investigadores) encontraram um sistema fantástico numa espécie de salamandra, Ambystoma maculatum (http://en.wikipedia.org/wiki/Spotted_Salamander) que habita lá prós lado da América, que co-existe a nível celular com uma alga. O que me espanta é mesmo isso, um ser invertebrado possuir assim uma relação com um organismo deste tipo. Já tinha visto algo assim numas lesmas que assimilavam algas que consumiam e usufruíam da capacidade de fotossíntese das algas para obter energia. Neste caso é um vertebrado que faz isto e como está escrito no artigo, é interessante como o sistema imunológico permite a presença destas algas. E pode ser por pelo menos duas razões, ou o sistema imunológico aceita as algas como parte do sistema ou as algas descobriram uma forma de evitar ser consideradas como ameaça. Considero a primeira opção a mais viável, visto se tratar de uma salamandra e esta possuir a capacidade de regenerar qualquer membro que lhe seja amputado, este facto poderá conferir ao sistema imunológico da salamandra características que diferem das dos restantes vertebrados. No entanto há sempre espaço para novas teorias e formas de encarar o problemas. Quiçá são mesmo as algas que encontraram uma forma de ludibriar o sistema e co-habitam com este.

Assim, as algas aproveitam os resíduos da salamandra principalmente Azoto e a salamandra aproveita os resíduos das algas como oxigénio molecular e hidrocarbonetos. O facto de se encontrarem estas células perto da mitocondria da salamandra reforça a ideia que esta está a aproveitar a energia obtida na fotossíntese.

Pelo que parece o embrião da salamandra entra em contacto com as algas numa certa fase de desenvolvimento, no entanto já foram encontradas mais cedo, mostrando que talvez estas algas possam ser transmitidas pela mãe, o que torna tudo ainda mais interessante. O que me leva a perguntar: como se mantém o número de "algas" presente no corpo da salamandra, se é que se mantém constante, se entra em contacto na fase embrionária o número de células presente é muito inferior ao presente num adulto. Será que o organismo da salamandra permite a "entrada" de mais algas visto não reconhecer estas como invasoras? Ou algo que duvido mas é uma questão também, será que o próprio corpo da salamandra também replica estas células das algas?

É algo muito interessante que vou pesquisar e reler e estudar mais sobre o caso =)

Sem comentários: