05 outubro 2010

Exames.

Quem diz Exames diz testes, frequências, avaliações práticas...dá para ter uma ideia do tema.
Já fiz muitos...e ainda faltam fazer muitos mais...enquanto isso vamos aprendendo algumas coisas. Todos temos algumas tácticas sobre como abordar o momento. Aqui estão algumas das que uso.

O exame. Quando estamos sentados à frente do bicho. Olhos no papel, como se trata-se da coisa mais importante do mundo. O melhor a fazer é manter a calma, respirar fundo, se for necessário olhar para o tecto. Se conseguirem tentem sentar-se perto de uma janela, sempre ajuda durante o exame para uma ou outra pausa (muito muito curta).

Antes sequer de começar a responder, respirar fundo e ler o exame. Ler tudo do inicio ao fim. Usar 5% do tempo de exame para ler o exame e se possível após primeira leitura avaliar o tipo de perguntas que se trata.
E começar pelas mais simples. Além de pouparem tempo, vão também ganhando confiança com cada resolução.
Já tive um caso onde por teimosia insisti numa questão. Era um desafio. Tentei e esforcei-me...5mins...15mins...30mins...a dar o máximo na questão...55mins...resolvi a questão. Tive pontuação máxima na pergunta. Não resolvi o resto do exame. Há alturas que devemos trabalhar consoante o tempo que temos e dar prioridade a outras questões e deixar as que requerem mais tempo para o fim.

Pagaram para estar no exame. Isto significa que têm direito a estar naquela mesa em paz e sossego durante TODA a duração do exame. Usem esse tempo na totalidade. Até ao ultimo segundo.

Lembrem-se quem avalia o exame é o professor, por isso nada de riscar coisas porque pensam que estão erradas ou que não "dão" pontos sufecientes.

Façam o melhor que sabem de forma clara e concisa. O professor não lê mentes, expliquem passo a passo o que estão a fazer, se for necessário escrevam a explicar o que estão a fazer. Demonstra capacidade de interpretação do problema e a abordagem que usam.

Está na altura de mostrar que também sabemos responder como se deveria responder.
Iniciar a resolução com uma pequena introdução a demonstrar que percebemos qual é o tipo de problema que se trata e uma possível abordagem.
Desenvolver a resposta de forma explicita e que mostre que sabemos o que estamos a fazer. Manter sempre uma perspectiva crítica do que estamos a fazer mas sem exagerar. Confirmar sempre o resultado e se faz sentido. Se estamos a calcular uma energia e o resultado termina em metros...algo se passa. Devemos sempre nestas situações recorrer à Análise Dimensional, é muito útil.

Honestidade académica. Vocês e quem está ao vosso lado lutaram e estudaram duro para estar onde estão. Há excepções de génios que não têm que estudar tanto como nós, comuns mortais, mas não é a estes que me refiro. Sejam honestos com vocês. Não criem desculpas para justificar acções que sabem que estão erradas. Alguns podem já estar a fechar a janela e a mandar vir, mas esta é a verdade. Estes são os anos onde criam algumas das bases mais fortes da vossa personalidade e inteligência. Querem fazer isso copiando? Depois quando acabarem o curso, é a vocês que o diploma será entregue? É para isto que tanto se esforçam?
Claro que esta é a minha opinião pessoal sobre o assunto. Pode e de certo que haverá outras. Chamem-me geek se quiserem...apenas acredito que se não somos honestos connosco, quem será? Se nós mesmos não somos capazes de manter uma postura correcta sobre o que nos afecta directamente, como podemos pedir o mesmo dos outros em relação a nós? Se não somos sequer capazes de manter um nível de honestidade numa coisa tão simples como um teste...que acontecerá com grandes eventos? Pensem nisso, é a vossa vida e mais importante é o vosso futuro.

Como é normal, posso não ter uma opinião "famosa" ou que irá agradar a muitos e isso eventualmente irá afastar muitas pessoas. Tenho pena, não por se afastarem, mas por reparar que no século que corre ainda existem pessoas capazes de descriminar outra pessoa com uma opinião diferente e oposta da nossa. Basta dizer algumas destas palavras e muitas pessoas encontram um novo "alvo" para discussão...enfim...fala-se tanto evolução do Ser Humano, mas pessoalmente só reparo na evolução Tecnológica e Científica...deixando a evolução do Ser como indivíduo muito longe do que tanto se espera...mas isto é material para outro post que já está na forja.

2 comentários:

Ana disse...

Bem eu junto-me ao "não ter uma opinião mt famosa" pois assino por baixo do que aqui escreveste. Mas, a quem se afasta por não aceitar uma opinião diferente, pena para eles pk ainda não sabem viver em sociedade e respeitar o que tanto se fala em ser liberdade de expressão... A essas pessoas ainda lhes falta percorrer um longo caminho na construção do que é viver para além do seu próprio eu...

Paul d.C. disse...

Fico contente em saber que há mais assim =D