31 março 2012

Conversa.

Algumas pessoas já sabem, outras desconfiam, outras não acreditam. Mas agora fica escrito. Eu adoro, ADORO uma boa conversa. Talvez a frase da imagem seja um pouco exagerada mas não foge muito ao que penso. Existe algo atraente quando duas ou mais pessoas estão frente a frente a conversar.

Gosto de conversar com as pessoas, para mim é uma forma de conhecer essa pessoa e dar-me a conhecer. Aprendemos muito sobre alguém conversando, através da forma como essa pessoa articula, pelas pausas, pela entoação de algumas palavras e pela emoção e repetição de alguns termos. A forma como a outra pessoa ouve o que dizemos e o que compreende. Digamos que para um bom ouvinte, uma conversa é uma forma de conhecer a personalidade dessa pessoa. Não é tudo e prefiro não me basear simplesmente nisso... mas é um bom guia.

Mas não uso as conversas para analisar as pessoas ou criticar a sua personalidade, pelo menos não é o meu objectivo. O que disse antes é feito de forma quase inconsciente, prefiro direccionar a minha atenção para a conversa. Tentar compreender tudo que está a dizer, quero que essa pessoa saiba que eu estou com ela e estou a ouvir. A ouvir e a compreender tudo. Não gosto de estar ali por estar, fazer isso é perder um bom momento.

Agora se é para ter uma conversa que seja com quem queira conversar e que respeite quem está com ela. Não gosto nada das pessoas que tentam falar mais alto para dominar uma conversa, detesto isso. Já o disse várias vezes: "Falar alto não é um argumento.", apetece-me virar as costas e sair. Relaciono isso com uma grande falta de maturidade. Tudo bem que as pessoas podem-se exaltar, mas sem interromper quem está a falar. Também não gosto de quem apenas ouve ou que lhe convém discutir, como se estivesse à espera de uma deixa para interromper a outra pessoa com aquilo que ela quer falar. Não gosto quando a outra pessoa não respeita que exista alguém com uma ideia diferente. E não gosto nada de pessoas que passam o tempo a interromper quem está a falar. Se a pessoa está a falar, então que fale, que deixem essa pessoa terminar o que tem para dizer e apenas depois digam o que têm para dizer.

Mas voltando aos pontos bons, ouvir ideias, ver como alguém encara a vida, ouvir o que tem para contar. A forma como o faz e reparar nas coisas que essa pessoa dá mais importância. Adoro. Mesmo que tenhamos opiniões diferentes, adoro conversar. Acho que é discutindo as nossas ideias que as podemos testar e melhorar, alterar ou fortalecer. Acredito no que o Voltaire dizia: "Posso não concordar com o que dizes, mas defendo o teu direito de o dizeres.", não é por alguém ter uma ideia diferente que vou evitar falar com ela, o que me leva a não querer falar com alguém são aqueles pontos que referi lá em cima. E embora haja temas que me sejam mais interessantes que outros, de forma geral, gosto de conversar sobre tudo e mais alguma coisa. Por vezes nem é preciso ter um tema, basta simplesmente contar como correu o dia e isto pode mudar muita coisa. É uma forma de descarregar energias, uma forma de desabafar, libertar o que temos acumulado cá dentro. É claro que convém fazer isto com quem confiamos, mas de certo que também sabem o bem que sabe fazer isto.

Ah... e depois há os locais onde se pode conversar, de preferência que sejam confortáveis e sem muito ruído. Um local onde cada pessoa se possa envolver a 100% na conversa é o ideal.


Quem é que não gosta de uma boa conversa?

Sem comentários: