05 abril 2012

querer.

querer |ê| Conjugar 
(latim quaero, -ere, procurar, buscar, perguntar, informar-se, procurar obter, pedir) 

v. tr.
1. Ter a vontade ou a intenção de.

2. Anuir ao desejo de outrem.

3. Ordenar, exigir.

4. Procurar.
5. Poder (falando de coisas).
6. Requerer, ter necessidade de.
7. Fazer o possível para, dar motivos para.
8. Permitir, tolerar (principalmente quando acompanhado de negação).
9. Admitir, supor.
v. intr.
10. Exprimir terminantemente a vontade.
11. Amar, estimar.
v. pron.
12. Desejar estar, desejar ver-se.
13. Amar-se.
s. m.
14. Desejo, vontade.

Esta é a definição para "querer" segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa.

Gostava de acrescentar algo, acredito que o "querer" é muitas vezes confundido com o "gostava de".

Por exemplo, eu pensava que queria tocar piano. Aos anos que quero isso...e como tem passado tanto tempo e ainda não fiz nada para concretizar essa vontade, então assumo que afinal eu "gostava de" saber tocar piano e não "quero mesmo" tocar piano. Apenas a ideia de o fazer agrada-me. Porque se eu quisesse mesmo, então já o tinha feito. Ou pelo menos já estava a trabalhar para esse efeito. E é aqui que encontro a diferença entre o querer e o gostava de.

Se queremos alguma coisa, se queremos mesmo algo então temos que nos esforçar além do que acreditamos ser possível. Quando queremos uma coisa com tanta intensidade que até nos esquecemos de dormir, de comer...ou mesmo quando nos lembramos de o fazer, a vontade de realizar o que queremos supera a vontade de fazer outras coisas, isto para mim é a verdadeira definição de "querer".

Claro que devemos ter cuidado, não devemos confundir o "querer" algo com o estar "obcecado" por algo. Temos que ter cuidado, muito cuidado. Devemos avaliar a importância e a necessidade da tarefa que teremos que efectuar para atingir o objectivo e verificar se se trata de algo que realmente queremos. E sim, também sei que temos que traçar prioridades e muitas vezes ficamos para segundo ou terceiro lugar... mas podemos sempre ir trabalhando nessas coisas que queremos, só temos que pensar um pouco na forma em como o podemos fazer. 



Há sempre um caminho, sempre.

Sem comentários: