22 agosto 2012

anos e anos.

Estava eu ontem numa daquelas cansativas salas de espera, com mais pessoas a suportar um forte calor, até que um senhor ao meu lado mete conversa. Eu ainda o reconheci, é um conhecido de há muitos anos atrás e como gosto de conversar, respondi em bom tom e mostrei que estava disposto a passar o tempo que ainda tinhamos a falar. Se calhar por estar onde estavamos, ele contou-me os problemas de saúde que tinha e o que ainda estava a passar. E com os seus 75 anos, contou-me como era a vida no passado e partilhou algumas das suas aventuras. Gosto muito de conversar com as pessoas, e pessoas assim que já viveram tanto... é algo que sempre gostei de fazer. Imaginem, ouvir relatos de experiências de vida de uma época tão diferente, com costumes e tradições mais... persistentes. Foi bom e tentei ouvir e prestar muita atenção, e de vez em quando lá vinha alguma coisa que me soava familiar... enfim. Recomendo vivamente a conversa com pessoas assim, acredito que se tivermos respeito e soubermos adaptar o que aprendemos, podemos ganhar muito.

Mas não foi só isto que quis partilhar... perto do final ele disse-me uma coisa que me deixou quase sem palavras. Contou os problemas que estava a ter, então disse-lhe para ter animo, para olhar p'ra frente e lutar. Ele sorriu e parece que alegrou um pouco e respondeu algo do género: "Sabes... com tanto problema de saúde, podia morrer logo de vez. Isto de andar aqui a sofrer, dar trabalho aos outros... epah, que seja assim depressa, sem sofrimento...". Não soube responder a isto... o curioso foi que neste momento passa um senhor por nós, lentamente com as suas duas muletas, olhou para ele e disse com enorme sorriso: "estou despachado, venham cá ter.". E com aquele sorriso foi andando ao seu ritmo, deu a curva e sozinho abriu a porta e passou. O senhor ao meu lado contou-me que o senhor que passou tem 98 anos. Bolas... 98 anos... e ainda animado e a sorrir... foi bom de se ver =)

Acho que de certa forma, aquelas duas horas à espera até valeram a pena.

Sem comentários: