27 setembro 2012

ainda estás Vivo?

Muitos já sabem que algumas vezes na nossa vida temos momentos menos bons... aqueles momentos em que pensamos que só queremos é desistir. Que tudo custa, que tudo existe contra nós, que não vale a pena lutar por nada, especialmente que os nossos sonhos são isso mesmo... apenas sonhos. E que apenas queremos sobreviver, já nem pedimos Paz, apenas que sejamos deixados em paz. Como sei que isso acontece com alguma frequência, sei que eventualmente também me vai acontecer, quero aproveitar para me preparar. Aqui fica para eu ler, quando esses momentos chegarem. Peço desculpa a todos que leiam e que achem isto muito estranho ou confuso. Este post é mais uma mensagem no tempo, para ser lida quando o momento chegar.

Do Paul para o Paul... ok, talvez seja melhor especificar um pouco. Do Paul actual para o Paul que ainda está por acontecer.

Estás com pouca energia, mal-disposto, com falta de paciência, saturado, farto de tanta hipócrisia, farto de tanta apatia, queres que tudo pare, já não sabes porque ainda aqui estás. Sentes um aperto no estomago porque pensas que já não és capaz. Vês quem amas a chorar e a desistir de sorrir. Vês jovens... miudos a já desistir da Vida. Pensas que não podes fazer nada... que já é bom se tu mesmo conseguires sobreviver. Duvidas de ti, do que acreditas.

Tem calma, respira fundo durante uns momentos.

Tens o direito de te sentir assim, acho eu. És humano, são sentimentos e sentires faz parte da espécie humana. Mas permitires que isso domine toda a tua vida? Aí PÁRA. Por acaso a memória de quem te ensinou tanto já é assim tão frágil? Tu olha nos olhos da tua mãe e do teu pai e diz que queres desistir. Tu entra numa ala de doentes terminais, procura a primeira criança, fala com ela, descobre os sonhos e ambições que ela tinha... depois diz-lhe nos olhos que queres desistir e que estás farto disto. Tu olha-te ao espelho e diz bem alto que tens pouca paciência e que queres desistir como se fosses fraco. Apanha juízo rapaz, vais desistir para quê? Vai-te servir de alguma coisa? Por acaso não vais morrer como TODOS AS PESSOAS DESTE PLANETA? Queres morrer sem estar completamente esgotado? Sem teres dado tudo de ti? Responde a ti mesmo, eu não preciso dessa resposta, tu é que precisas. Queres que a vida toda pare, só para que possas respirar? Queres mesmo desistir de tudo?



Sabes bem que não o podes fazer. Pensas que podias bradar aos 4 ventos "Dum spiro, spero" sem sequer passares por situações onde te era pedido colocares cada molécula do teu ser à prova? O que querias? Querias apenas falar e esperar que isso apenas chegava? Que bastam palavras para moldar o carácter? Que basta dizer que gostamos de andar à chuva, sem andar de facto à chuva? Eu sei bem quem tu queres ser, o tipo de pessoa que estás a construir. E sei bem que enquanto lês isto, já passaste por coisas que eu neste momento desconheço, mas se te estão a fazer duvidar... consigo imaginar o quanto estejas a sofrer, mas faz parte. Sabes bem disso. É claro que tudo que defendes vais ser colocado à prova, vais ser colocado à frente de todos os alvos e em ti irão cair todas as dúvidas, culpas e medos. Mas tu queres parar com isso não é? Ok, que seja. És humano... que vivas pelo que acreditas e se acreditas que não podes mais, que seja. Se tudo que escrevi em cima não chega, então sente o bater do teu coração, sente o sangue a levar vida a cada parte do teu corpo. Saboreia o ar que tens o previlégio de respirar, fá-lo lentamente. Sente o ar a entrar e encher-te os pulmões, aguenta, agora liberta-o. Repete. Saboreia cada sentido, e sabes o que isso quer dizer? TU ESTÁS VIVO. Sabes bem que isso é suficiente para continuares. Empurra, chora, arranha, ri, rasteja, corre... o que quiseres, mas atreve-te a desistir enquanto tens Vida em ti e eu prometo-te que de alguma forma eu vou aí e tenho uma conversa contigo.

Agora engole o teu orgulho ferido, a tua honra, o teu cansaço... ou qualquer outra ilusão que tenhas criado para argumentar a tua tentativa de fugires à Vida, e faz alguma coisa. Sacode esse sentimento, relembra-te de tudo que já aprendeste, ou então esquece tudo e aprende novas coisas. Seja o que for que faças, faz e sai desse estado tão corrosivo. Pára de culpar as situações ou as pessoas, a vida é tua. Acorda. TU decides. Se não aceitas isto, então tens medo de arcar com as consequências, pois é isso que acontece quando tomas as tuas decisões. Quando o fazes, por consequência, assumes responsabilidade da tua escolha. Sabes o que sabes, tens responsabilidade para com o Mundo e para com quem amas. Vai, Vive, Luta, Ama e deixa-te de desculpas.

Sem comentários: