05 setembro 2012

o teu caminho.

"Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo." - Lao Tzu



    E esta é uma daquelas frases que se usa, e muito bem, para motivar as pessoas a iniciar alguma actividade ou atitude. Embora concorde que iniciar algo que nos é estranho, que esteja fora da nossa zona de conforto, ou que requer força de vontade pode ser sem dúvida uma tarefa difícil. No entanto, acredito que não é o mais difícil, é muito importante, mas não o mais difícil. Pois por vezes basta uma frase, ou um filme, ou um livro, ou uma música, um determinado momento... até a determinação de outra pessoa pode ser usada como inspiração para darmos esse pequeno passo. 

    Mas, o que fazer depois do primeiro passo? As coisas não andam só por si... é necessário dedicação e um esforço contínuo. Uma grande viagem inicia-se com um pequeno passo, é verdade, mas é constituída por muitos pequenos passos, não só o primeiro. É necessário desenvolver o hábito, persistência, preserverança. Com estes atributos podemos dar esses pequenos passos e completar a viagem. 

    E nós até somos seres de hábitos, porque não usar essa ideia para criar bons hábitos? E há dias em que falhamos e não seguimos os passos como queriamos... que todos sabemos bem que acontecem. Todos sabemos que nalgum momento já quisemos parar um pouco, ou andar para trás ou então até nos desviamos do que queriamos. Enfim, sem stress, para quem conhece as regras do xadrez, sabe bem que um jogo é ganho mexendo as peças em todas as direcções, ou seja, não é só com jogadas para a frente que se vence, por vezes temos que andar para o lado ou para trás. Acredito que na Vida as coisas são um pouco parecidas. Sim, por vezes falhamos, é assim tão grave falhar? Eu sei que nalgumas situações não nos é permitido falhar e até se compreende, há profissões e actividades onde não se pode falhar. Mas bem que podemos aplicar aqui um pouco de senso comum. Um médico, enfermeiro, paraquedista... pode considerar o "falhar" como fatal. Mas somos humanos, enfim, estou a divagar. 


    Em suma, para uma grande viagem é necessário dar o primeiro passo e este por vezes é bem pequeno. Concordo plenamente, mas acrescento que a viagem é feita de inúmeros pequenos passos dados todos os dias em todas as atitudes e actividades que temos. Primeiro é preciso a força de vontade e criatividade para dar o primeiro passo, depois acrescentamos a persistência e a resiliência à caminhada. 


Sejam felizes =)

Sem comentários: