27 junho 2010

mundos dentro de mundos

Mais uma das razões porque adoro a ciência por poder usá-la para estudar algo tão magnificamente belo como é a natureza. Como está tudo ligado, como tudo interage em harmonia. Onde uma vida termina outra começa, onde um ciclo termina dá inicio a outro. Onde uma acção pode dar origem a tantas consequências...a minha mente fica absorvida em tanta beleza que por vezes dou por mim a sonhar acordado olhando para a realidade. Compreendo as leis e principios propostos podemos compreender como alguns processos trabalham e qual poderá ser a consequência de algumas reacções. Dá trabalho, oh se dá...mas no processo encontro beleza e paz inconcebiveis. Manter sempre uma mente aberta e disponível a novas ideias. Questionar tudo o que vemos e compreender como algumas coisas acontecem...é lindo...

Acredito que esta perspectiva possa não ser comum, mas não é isto que a ciência é mesmo? Uma disciplina que nos ajuda a compreender a natureza? O Universo? Tudo? Sem restrições de áreas...Química, Física, Biologia...é mais simples estudar apenas algumas áreas, mas nunca nos devemos esquecer que estudamos a Natureza e que na Natureza está tudo ligado...como tal podemos separar o estudo em áreas mas lembrar sempre que é a união destas áreas todas que poderá nos ajudar a compreender melhor tudo que acontece.

Olhar para tudo com um espírito crítico, uma galáxia ou um grão de areia...tudo.
Mesmo dentro do pedaço mais pequeno de matéria, um cosmos sem fim existe. Pois o tamanho é sempre relativo. Basta olhar para o Sol e os Planetas, sem qualquer dúvida, colossais do nosso ponto de vista e minusculos comparados com as galáxias...ou para um simples átomo, pequeno na nossa perspectiva e enorme considerando os electrões, neutrões, protões e ainda mais os que os constituem.

Sem qualquer dúvida que há, sempre houve e sempre haverá mundos dentro de mundos.

Sem comentários: