07 novembro 2010

Besta.


Snow Leopard
Originally uploaded by Mrshutterbug.com
Ao contrário dos humanos, que te chamam de besta, não possuis qualquer violência no teu coração. Nenhum resíduo de egoísmo, nenhum sinal de ódio fumegante. E o Homem que ganhou domínio por todo o mundo, continua um estranho à Paz...um prisioneiro...preso na teia dos seus medos irracionais.



E novamente confundem compaixão e respeito com fraqueza, substituem compreensão por força. Novamente preferem destruir aquilo que não compreendem. Do berço ao túmulo estas vidas estão enraizadas em violência sem sentido. Será a barreira que nos impede de sair deste ciclo corrosivo tão forte que tão poucos de nós se consigam libertar?


A escolha entre o bem e o mal é feita por todos nós e reside em cada batimento do coração. Em cada momento que passa é-nos permitido escolher entre fazer o bem o mal ou não agir. Embora pessoalmente considere estas duas ultimas como iguais. Desde da mais pequena barata até à pessoa que mais amamos existe a escolha de fazer o que está certo, de fazer o bem. Escolher o caminho que acreditamos estar certo. E ter a mesma vontade de o fazer para com quem amamos como para um estranho.


Como sabemos o que está certo? Como é que cada um pode saber o que está certo? Há coisas que simplesmente sabemos, que está cravado no nosso ser. Algo além do que aprendemos. E que apenas podemos alcançar se pararmos de inventar desculpas...se pararmos de falar tanto e começarmos a ouvir mais. Compreender e aceitar que o que está certo não está sempre de acordo com o que queremos. Enquanto não compreendermos isso, iremos sempre ser influenciados por esta ideia. Todos nós sabemos o que está certo...sabemos que uma criança a morrer à fome NÃO pode ser certo. Sabemos que uma pessoa com idade para ser nosso pai ou avô deitado no chão a mendigar por migalhas para comer NÃO pode estar certo. Uma pessoa que sofra violência nas mãos doutra física ou mental NÃO pode estar certo. Qualquer acção que sirva para magoar conscientemente, directa ou indirectamente outra pessoa NÃO pode estar certo. Se pararmos de inventar desculpas e pensarmos bem, mesmo a fundo nas nossas escolhas e na nossa presença como individuos no mundo iremos compreender que afinal sabemos o que está certo. Há zonas cinzentas...sim...mas será que isso é desculpa suficiente para todas as acções que temos? Será que apenas isso serve para que possamos dormir descansados à noite, sabendo que neste dia falhamos em agir como esperamos que os outros ajam perante nós?


Não quero fomentar a culpa no coração das pessoas, apenas estou a tentar ser objectivo, a tentar arrancar e desfazer a ideia que navega por entre nós sobre o que está certo. E a questão de quem somos nós para saber o que está certo...nós somos pessoas, estamos vivos, existimos. Será que devemos apenas viver para nós mesmos e continuar a ignorar o que passa ao nosso redor? Inundando a nossa consciência com a desculpa de que não podemos fazer nada ou que não somos ninguém para mudar seja o que for. Que apenas uma pessoa não pode mudar nada...é este pensar que tem estado presente na cabeça das pessoas e as coisas estão como estão. E se abordamos uma situação com o mesmo pensar que tem sido usado diversas vezes no passado e que não surtiu efeito, é loucura pensar que desta vez a mesma forma de pensar irá resolver os problemas. Isto claro, se queremos que as coisas mudem.

O mundo não precisa de mais indiferença e ódio...já tem disso que chegue. Não precisa de mais violência e do calor da batalha...as nossas crianças já tiveram demasiado disso. Precisa de mais luz, de mais compaixão e compreensão.

Ainda acredito que uma pessoa pode fazer a diferença. E a nossa sociedade é feita de pessoas. E cada uma pode ser alguém que muda o mundo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amei o que li =) mais ainda senti-me sensibilizada com tanto sentimento junto. A maior parte das pessoas pensa desta maneira, o problema está na prática, se todos nós puser-mos em prática os nossos valores e principios o mundo se calhar estava um pouco melhor. E se cada um de nós em vez de apontar-mos o dedo ao outro, olhar-mos para o nosso interior, para os nossos defeitos? Mesmo assim continuo a acreditar que este mundo pode ser melhor, que pessoas como tu continuam a existir, que ainda existe gente a pensar desta maneira :D

Daniela Couto

Paul d.C. disse...

As pessoas procuram falhas nos outros para que possam sentir-se melhor com as que acreditam que têm, consciente ou inconscientemente. Por vezes procuram por respostas em muitos locais e noutras pessoas, quando no fundo as respostas estão onde sempre estiveram. Dentro de nós. Quando nos apercebemos disto aprendemos a respeitar mais os outros e com isto vem paz e compaixão.

Também acredito que nós conseguimos fazer muito melhor, tornar este mundo um local ainda melhor para todos. Ser a diferença que queremos ver no mundo ;)
Obrigado pelo comentário Daniela =)