03 julho 2011

Correr.


Eu acho que correr é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. Há quem não possa, mas eu espero que no final de escrever o que pretendo escrever, consiga demonstrar a minha ideia nesta analogia. Se conseguir fazer isto sei que facilmente se pode aplicar o mesmo princípio a outras coisas que fazemos. A tudo que fazemos. Tudo mesmo. Eu pelo menos faço-o.

Quando corro, naqueles momentos de pura exaustão. Aparece uma voz na minha cabeça...e ela grita PÁRA, tenho os pulmões a arder, mal consigo respirar, os músculos todos estão a doer. Estou tão cansado, está a doer tanto...não há qualquer hipótese de continuares a correr...PÁRA. E só encontras razões para desistir... Se conseguirmos dominar esta voz, se aprendermos a derrotar esta voz quando estamos a correr...estamos na verdade a aprender a não desistir quando as coisas ficam difíceis na nossa vida. Estamos na realidade a aprender como não desistir.

Por vezes perguntam-me porque é que me submeto a desafios (que podem parecer estranhos)...porque quando estou cheio de fome e tenho consciência disto, sento-me em frente dum prato cheio de comida, cheiro a comida, sinto o estômago a queixar-se da fome...a minha boca a salivar como se já estivesse a saborear a comida, tomo atenção a cada função que o meu corpo expressa e digo a mim mesmo, não vais comer. Vais aguentar mais x minutos.  Porque quando estou para ir dormir por estar exausto, paro e olho para a cama e digo, só vais dormir quando EU disser que podes ir dormir. Porque quando vou correr e estou tão cansado que nem sei em que ano estou...digo, só vais parar quando EU disser que podes parar...é esta uma das razões porque o faço. São todas aquelas pequeninas coisas que parecem não ter importância...que parecem pequenas e simples demais para causar algum impacto em nós...mas nós somos seres que crescemos em cada momento...em cada situação que passamos. Cada desafio que superas, por mais pequeno que seja, estás a construir dentro de ti as ferramentas que te irão permitir no futuro enfrentar grandes situações. Estás a educar-te. Estás a aprender a lutar contra a voz que surge na tua mente e te tenta agarrar...te prende...envolve-te em falsas seguranças...cria desculpas para que te sintas confortável com as nossas fraquezas. Mas nunca nos devemos sentir demasiado confortáveis. E quando corres esta voz aparece muitas vezes, por isso é uma boa forma de a enfrentar. A coragem para dizer "não" agora, cria a oportunidade para noutra altura poder dizer "sim".

É por isso que acho que correr é uma das coisas mais importantes que podemos fazer...o parkour ainda me leva mais longe neste aspecto. E depois vem a vida...o dia a dia...mas se consegui me expressar bem, acho que já perceberam a ideia =)

Face your fears, and live Free. Live. 

3 comentários:

Papoila disse...

Isso acontece quando nado.
Quando corro.. ai santinha, que morro. Não consigo controlar a respiração.

Paul d.C. disse...

Sim, é mesmo isso. Ficarmos de rastos =) Eu às vezes para ajudar a controlar a respiração corro enquanto mastigo pastilha elástica...ou a conversar se levar alguém. Ajuda-te muito a controlar a respiração =)

Gostava de saber nadar =\

Ana disse...

Gosto da ideia, gosto da analogia, gosto do princípio. Existem tantas pessoas que deviam ler isto para não desistirem à mais pequena adversidade que lhes aparece pela frente ou para não desistirem mesmo antes de tentar... Eu tenho este tipo de atitude, que aqui descreves, no entanto é vivida e realizada segundo uma outra perspectiva, mas o principio é o mesmo: não desistir, colocar-se à prova e enfrentar as adeversidades, os próprios medos.