12 agosto 2011

gosto #3

Adoro pronúncias, sotaques e tiques especiais que cada um expressa quando fala. Adoro. Aquele tom de voz mais arranhado ou solto. As palavras que terminam de forma diferente ou que são trocadas. As letras que demoram um pouco mais que o normal alterando a pronúncia. Adoro ouvir as pessoas falar (sim, também presto atenção ao que dizem =P ) e tentar perceber de que zona são. Se escutarmos com atenção, por vezes, até podemos encontrar umas misturas ou mesmo perceber que essa pessoa já viveu numa zona mais remota durante alguns anos. E sei que as pessoas normalmente gostam de falar sobre isto ou aquilo e eu gosto de ouvir...mas isto fica para outro post =)

Já consigo identificar algumas zonas do país, mas de vez em quando lá vem uma pronúncia um pouco diferente que até pode ser duma zona que conheço mas numa aldeia remota onde têm um falar um pouco diferente. E acredito que todos nós temos um sotaque...uns mais acentuado que outros, mas acho que todos temos.

E depois varia um pouco de pessoa para pessoa é como se parte dessa pessoa, da personalidade dela estivesse na forma como fala. Que de certa forma é verdade. Pessoas mais calmas normalmente têm um discurso mais calmo e fluído, mais sereno. Enquanto pessoas mais agitadas revelam um falar mais acelerado e com muitos pontos finais.


Mas que não seja só cá em Portugal, adoro ouvir um bom sotaque britânico ou escocês.  E quando vejo nalgum filme uma actriz com sotaque britânico...sai logo um sorriso...ainda há uns dias tive que ligar para o UK e a senhora que atendeu deixou-me logo a sorrir: "Hello dear..."  e com os seus constantes "aww, lovely..."
Adorava ter sotaque escocês, ou mesmo britânico...mas adorava mesmo. Se calhar vou para lá viver uns anitos para apanhar o sotaque =D

3 comentários:

V. disse...

ahah o "dear" e o "lovely" são sem dúvida característicos :)

aah... escócia e irlanda, dois sítios relativamente perto que simplesmente adorava conhecer :)

quanto ás pronúncias/sotaques/expressões que cada um utiliza, acho q são realmente únicas de pessoa para pessoa :) pessoalmente tenho uma grande tendência para "adoptar" a entoação e as expressões das pessoas que me são mais próximas e o resultado é uma bela misturada do centro e norte de portugal :P mas é muito engraçado quando se ouvem pessoas com sotaques característicos :) ás vezes vou na rua/super-mercado/autocarro/etc e não consigo deixar de esboçar um sorriso quando ouço certas pessoas a falar :)

Joana disse...

sotaque britãnico é delicioso! ;)
dizem que tenho sotaque do norte. o que me parece normal porque sou do norte! não me importo que reparem, mas não gosto muito que gozem porque é algo que não controlo! enfim! :)

publiquei hoje o teu texto! :$
**

Paul d.C. disse...

Tens razão Vanessa, já me esquecia da Irlanda...deve ser fantástico mesmo =) Os meus pais dizem que é um sítio maravilhoso.

Ju, o sotaque do norte é giro e muito expressivo. Não deixes que gozem =P
Eu tenho leves traços das aldeias perto de Viseu, não nos "s" transformados em "sh" lol, é mais no "en" ou "em". Nota-se mais quando digo "tempo" que sai "teimpo" ou "apartamento" que sai "apartameinto" -_-"

aww já reparei, obrigado por partilhares =)