07 julho 2014

Confusão de termos que causam chatices em restaurantes.

Já por várias vezes que em cantinhas e restaurantes reparo uma clara confusão entre o termo "vegetariano" e "ovolactovegetariano" e isto para quem é vegetariano é complicado.

Ao escolhermos uma ementa ou ao optar por um restaurante que se designa por vegetariano, assumimos que possuem pratos aptos para vegetarianos. A situação torna-se complicada, quando descobrem que têm uma designação do termo "vegetariano" errada.

Como tal, espero que isto ajuda algumas pessoas e por favor, espalhem a correcção.

Vegetariano: O que ou quem exclui da dieta todos os alimentos de origem animal e derivados. Incluindo o leite e ovos.

Ovolactovegetariano: O que ou quem exclui da dieta todos os alimentos de origem animal à excessão de leite (e derivados) e ovos.

Vegano (ou Vegan): O que ou quem adopta uma dieta vegetariana e aplica os mesmos princípios ao dia-a-dia. Não comprando/usando roupa ou artigos em pele ou de qualquer origem animal e não usando produtos que foram testados em animais (cosméticos, medicamentos...).

Estes são os três que considero mais críticos, pois já tive que por várias vezes confirmar se na realidade os pratos que iam ser servidos eram vegetarianos ou ovolactovegetarianos.


Eu compreendo que para muitos estes "pormenores" possam parecer irrelevantes. Mas acreditem que não o são. Para um vegetariano descobrir a meio da refeição que está a comer algo com leite ou ovos, é como para uma pessoa com uma alimentação "comum" descobrir a meio da refeição que está a comer cão. Podiam dizer-vos "Qual é o problema? É tudo carne..." mas sabem bem que não é assim. Pelo menos não na nossa cultura. Acreditamos que isso está errado e como tal, não iríamos gostar de estar a comer carne de cão quando pedimos porco ou coelho. Da mesma forma para um vegetariano, descobrir a meio da refeição que afinal a sua comida tem leite ou ovo, é ofensivo e repulsante. Sem falar que é uma tremenda falta de respeito pelo cliente, tanto pela sua ideologia como, em muitos casos, pela sua saúde, pois há pessoas que podem correr risco de vida caso consumam leite ou ovos. Daí ter escrito esta publicação, de forma a que as pessoas fiquem informadas e quando repararem que uma ementa com prato vegetariano, seja MESMO vegetariano.

Fiquem bem.

Sem comentários: