21 julho 2010

Ambiente.

Este semestre tive uma cadeira: Química Ambiental. Estudamos o Ambiente, como alguns processos ocorrem e como fazer para o respeitar e preservar. Muito interessante e cativante. No entanto fez-me pensar...o Ambiente faz parte da Natureza, é Natureza. Nós somos parte da Natureza, somos também Natureza. Quando falamos de Questões Ambientais,não devíamos também englobar a forma como nos tratamos? Estar em contacto com a Natureza é também estar em contacto com outras pessoas. Respeitar a Natureza é também respeitar outras pessoas.


Estudamos poluentes e como estes interferem com a Natureza. 
Quais serão os poluentes que nos impedem de atingir uma sociedade mais ecológica mais verde? Acredito que alguns deles sejam a dificuldade de comunicação,medo de agir fora do que é normal e o respeito.
Falta de comunicação. Talvez não em nos expressar, pois dado o tema certo e todos temos algo a dizer, senão é a expressão deverá ser a assimilação do que os outros falam.

Se calhar não ouvimos os outros como pensamos que ouvimos. Se calhar julgamos que estamos a ouvir, mas enquanto os outros falam, já estamos preocupados com o nosso argumento que nem acabamos de ouvir o que realmente nos está a ser dito. Não gosto de pessoas que tentam falar mais alto para que possam ser ouvidos ou que falam "por cima" do que outros estão a dizer como se isto fosse validar o seu argumento. É a razão no argumento que valida o argumento e não devia ser a forma como este é expresso em termos de decibéis.

Por vezes apenas pensamos que ouvimos.

Podemos apenas estar a apanhar os pontos cruciais...sem perceber o contexto de quem se está a expressar.
Devemos sempre tomar atenção a todos os dados que temos acesso e analisa-los com o máximo cuidado.
É através do cuidado metódico dos dados que observamos que podemos inferir conclusões sólidas e formular argumentos válidos. Se não prestamos atenção à totalidade do que nos é dito quando estamos a ouvir que resultado poderá surgir da partilha de ideias? E será que se pode chamar partilha de ideias? No entanto uma conversa deverá ter esse intuito...nas minha perspectiva, uma conversa é uma partilha de ideias.


Quando iniciamos uma conversa devemos previamente eliminar alguns preconceitos ou ideias teimosamente presentes na nossa mente que irão contaminar o nosso bom senso. Ser sólidos com o que acreditamos mas suaves perante a opinião dos outros e permitir lugar para melhorar a nossa mentalidade.

Vamos começar a agir como sabemos que devemos agir. Nós temos o poder de mudar, nós somos parte crucial da Natureza e como nos tratamos uns aos outros é na realidade como tratamos a Natureza.


Os outros pontos ficam para outro dia...gostava de escrever mais mas o corpo precisa de descansar e daqui a umas horas há trabalho.

Sem comentários: