10 junho 2011

Rir.

Ensinam-nos a escrever. Ensinam-nos a ler. Ensinam-nos a falar. Ensinam-nos a somar e subtrair. E isto tudo é importante, não estou contra. Mas...porque não nos ensinam a rir? A discutir de forma produtiva? A aceitar opiniões? A dançar? A falar com aquela pessoa que ofusca o sol. Porque temos um sistema de ensino que aponta tanto para o cérebro...e apenas um hemisfério? Quando interagimos com o mundo com todos os sentidos...com o corpo inteiro. Sentimos com o corpo (quem pode). Porque não ter mais consciência sobre o nosso corpo como um corpo e não como um apêndice do cerebro. Adoro ciência, faz vibrar cada atomo no meu corpo...mas sei que não é tudo. Porque é que algumas das coisas mais importantes da nossa vida tem que ser aprendidas por experiencia e não ter uma pré-preparação. Não é para isso que o sistema de ensino serve? Para nos educar de certa forma? E porque tentam mostrar que tudo tem lógica, quando por vezes esta é desafiada para além da nossa compreensão. Porque é que se trata com tanta severidade quando se falha, quando sabemos muito bem que todos nós já falhamos e que por vezes foi das alturas que mais aprendemos. Senão estamos conscientes que podemos falhar e que não é assim tão mal, como podemos inovar e tentar coisas novas? Porque não há disciplinas sobre interacção social? Sobre expressão corporal e oral...O sistema de ensino não devia estar a preparar as pessoas para um mundo que só vai existir daqui a 10 ou 15 anos? Porque está a preparar para um mundo que já existe? Aliás...que nem é bem o que existe...mas sim o que já passou...
É claro que estou me a referir aos primeiros anos de ensino, não aos mais específicos. E sim, também compreendo que parte do que falei deverá ser ensinado pela familia. Tenho noção disso. Mas muitos de nós passam grande parte do tempo na escola. E o contacto com a familia acaba por ser prejudicado. Se estamos a educar as nossas crianças para somar e ler...porque não também aproveitar e educar para Viver? Sim, nada tira o que se aprende com a familia...mas acredito que deve mesmo haver uma nova forma de ensinar e motivar todos os campos...ciência, arte...tudo faz parte de nós. Tudo.

Enfim...já tinha saudades de escrever... já não o fazia há algum tempo. Até breve =)

2 comentários:

Rodrigo Lopes disse...

Acho que o papel da vida é ensinar-nos isso. Uma pessoa está sempre a aprender, mesmo depois de sair da universidade. Para o ensino ser totalmente completo teria de durar a vida inteira. Também aprende-se muito num emprego e noutras situações que surjam ao longo da vida. Acho que nós humanos entendemos que a escola dá a bagagem suficiente para nos desembaraçarmos na sociedade de hoje em dia, visto que a vida é feita em sociedade.
E quando as crianças vão para a pré primária, vão aprender a conviver com outras crianças da idade deles, mas como em tudo, é necessário um nível de capacidade inata e de aptidão para interagir com outros. Quem não tem essa capacidade é que está pior, mas tem de se esforçar um pouco mais. Mas como essa capacidade é supostamente "treinada" desde tenra idade nas cresces como disse, torna-se um pouco mais fácil.

Paul d.C. disse...

Eu nunca frequentei a pré-primária...eu compreendo o que dizes, apenas acho que deviam abordar outros temas aos quais não dão tanta importância mas que têm igual valor que os que são lecionados. Como a mat. linguas...apenas isso.