11 setembro 2011

momentos

Há umas horas atrás o segurança do departamento perguntou-me se sabia inglês e como respondi que sim, pediu-me ajuda. Um senhor estava a perguntar-lhe algumas informações sobre a localização do departamento de química. Parece que vai lá haver um evento sobre geologia. Fiz uma pausa no trabalho e levei lá o homem, pelo caminho aproveitei e fiz algo que adoro fazer, perguntas. Mais uma vez tive sorte que a quem as fiz, estava disposto a responder. Perguntei muita coisa, como reparei que o senhor já tinha alguma idade e já foi químico ainda me deu mais vontade de fazer perguntas. Acredito que temos muito a aprender com as pessoas mais velhas, embora tenham crescido em tempos diferentes há muita coisa a aprender. Contou-me muitas histórias e deu-me muitos conselhos para aplicar nesta área. Foi muito bom ouvir alguém que já anda a anos nestas andanças. E foi curioso a forma como sorriu quando eu lhe respondi o que queria atingir com a química...não falou no assunto...mas foi engraçado.
Enfim, foi muito proveitoso e no final o último conselho que me deu é similar a um que já me deram há muitos anos e que pretendo manter sempre presente:

"Paul, i understand that at your age you want to find a job that pays really good, but also understand this, you might find that job...and you might be good at it, but if you don't like it...in time you will get frustrated and you will quit. Find something that you like and do it. Don't waste time. Even if you fail at first, keep trying. Just do what you love to do. Many years ago i was working in a lab and i thought that was what i wanted, untill i tried other things. Now i don't work in a lab anymore, i travel the world."

E a conversa seguiu mais um pouco... mas dentro do mesmo assunto. Foi estranho e adorei a conversa, parece que o homem sabia exactamente o que dizer...enfim. Não faço ideia de onde ele veio, nem para onde foi. Dei-lhe indicações e ele agradeceu muito. Mas no final foi eu quem mais lhe agradeceu. O tipo era alto, usava oculos escuros, cabelo grisalho, parecia ter cerca de 50 anos. Já viajou pelos quatro cantos do mundo e embora seja a primeira vez no Porto disse que estava a gostar muito (normal =P ) tinha pronúncia alemã e era muito calmo a falar. Não posso dizer muito mais... Compreendo que a vida esteja repleta de momentos que nos ajudam a crescer, uns mais claros que outros. Este foi um desses que considero "fáceis" de absorver. 

Isto tudo lembrou-me uma frase do Paulo Coelho.  

"Love your path. Without this, nothing makes any sense."

1 comentário:

Rita disse...

Palavras sábias, sem dúvida :)

A mim, lembra-me esta frase de Confúcio:

"Choose a job you love, and you will never have to work a day in your life."