24 setembro 2011

shine.


Sexta-feira dia 23, um dia bem longo e cansativo. Mas valeu a pena =)

Foi convidado por uma professora para participar na Noite da Química que decorreu na reitoria, penso que ainda se chama reitoria, trata-se de um edifício onde a faculdade de ciências esteve até há alguns anos atrás se ter mudado. Fica mesmo em frente do piolho, na famosa praça dos Leões. Bem, lá fui eu para o evento tentar dar uma ajuda. Inicialmente nem tinha muito gente, talvez por causa do jogo (que até nem foi um mau resultado, mas preferia que o benfica tivesse ganho...) mas depois do jogo começou a aparecer muita, muita gente. Fizemos várias experiências, desde fazer gelado usando azoto líquido, até testes de pH com vários indicadores e usando gelo seco para ajudar a alterar o pH, que deu um efeito mais apelativo à experiência e por fim uma com luminol e lixívia, ao estilo CSI =)

 Foi engraçado e interessante e aconteceu uma coisa, aliás aconteceu várias vezes  e foi algo que me marcou profundamente. Havia pessoas de todas as idades a assistir e a fazer perguntas, mas havia alturas quando estavam apenas as crianças à minha frente, a olhar com muita atenção e de vez em quando soltavam um "aww" e os olhos brilhavam com uma luz fantástica, um sorriso enorme ao qual ninguém pode ficar indiferente. Nem todas reagiram assim, mas algumas sim e nessas vi aquela luz brilhar com curiosidade e fascínio. Fiquei com aqueles sorrisos guardados na memória. E faz-me pensar... Este não é o mundo que quero que estas crianças cresçam. Não é. E essa é uma das razões para tentar ser melhor, fazer a diferença.

Foram bons momentos passados com boa gente, tanto durante o evento como depois de terminar. Obrigado pela companhia amigos =)


Aproveito para dar os parabéns a alguém que admiro e que já morreu. Jim Henson. Foi alguém que com o seu trabalho marcou a minha infância.


"When i was young, my ambition was to be one of the people who made a difference in this world. My hope is to leave the world a little better for having been there." -Jim Henson

E conseguiste =)
A imagem foi me passada há momentos, não a conhecia, mas para quem conhece o trabalho dele compreende a força desta imagem. Obrigado Jim Henson.

A imagem veio daqui e um obrigado à google por lembrar.


Bom fim de semana mundo =)


2 comentários:

c disse...

a do gelado eu queria ter visto! mas já tinha ouvido falar de cozinha molecular!

Paul d.C. disse...

Acho que tiraram muitas fotografias, se apanhar alguma engraçada eu partilho =)